Você já se perguntou como surgem as tendências? Descubra agora! - Dicas para lojas de decoração e móveis - Blog da Lartex

Você já se perguntou como surgem as tendências? Descubra agora!

Por mais que a gente não perceba, em nossa rotina diária, somos influenciados por comportamentos e escolhas em termos de moda e decoração todo o tempo, nos mais discretos detalhes. Diante dessa realidade, uma pergunta pode ser muito interessante: você já parou e se perguntou como surgem as tendências?

O fato é que elas estão aparecendo de maneira cada vez mais veloz e democrática, trazendo voz não apenas aos grandes profissionais do ramo, mas também aos que ganham espaço por conta da vontade de quem efetivamente consome. Quer entender melhor esse processo? Então confira o conteúdo a seguir.

Como as tendências eram ditadas no passado?

Há algumas décadas, a moda e as tendências faziam uma espécie de movimento de cima para baixo, ou seja, os grandes nomes e empresas do segmento determinavam o que estaria em alta durante um período. Entretanto, com a democratização dos meios de comunicação, a globalização e o advento da internet, a coisa mudou de figura.

Um movimento inverso ganhou o mundo, também por conta do aumento do consumo da classe média, as tendências passaram a vir de baixo para cima. Isso foi conquistado com um apelo maior oriundo de diversos grupos de influenciadores e agitações culturais, que escolhem cortes, texturas e estampas que migram das ruas para as passarelas.

Como profissionais interpretam as tendências?

Você pode até não ter pensado sobre isso, mas existem profissionais que trabalham para captar e perceber as tendências da sociedade e, dessa forma, vender seus serviços e ganhar mais espaço no mercado. Porém, se pensarmos que a indústria da moda e da decoração movimenta muito dinheiro, fica fácil perceber como isso é importante.

Esses profissionais são analistas ou pesquisadores, chamados de coolhunters. Entre as suas principais funções, está a de monitorar os momentos sociais, econômicos e políticos, nos quais os consumidores e as populações estão inseridos. Dessa forma, eles podem definir para onde caminha o sentimento dos compradores contemporâneos.

Como as tendências funcionam na era digital?

Uma vez que a sociedade está em constante evolução de costumes e comportamentos, as tendências e a maneira pela qual elas influenciam as pessoas também não para de se desenvolver. No momento atual, as redes sociais, como é de se imaginar, ocupam um papel central nesse setor, no qual as informações se dissipam com muita velocidade.

Os influenciadores digitais, por exemplo, estão no cerne dessa questão. Com milhões de seguidores, um look ou alguns tecidos que uma blogueira use na semana anterior podem estar bombando nas vitrines das lojas da moda em questão de dias. Empresas que estão em sintonia com essas mídias, portanto, ganham gosto popular com facilidade.

Depois de conferir este conteúdo, você já sabe melhor como surgiam e como surgem as tendências nos dias de hoje. Mesmo que esse movimento seja mais democrático e espalhado, atualmente, as empresas e os empreendedores que se antenarem com essa realidade poderão experimentar lucros muito maiores no final do mês!

Gostou de aprender como surgem as tendências? Então confira também nosso artigo sobre o tecido jacquard na moda atual!

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This