Aprenda a misturar texturas na decoração com as nossas dicas

Aprenda a misturar texturas na decoração com as nossas dicas

  • Home
  • Tendências
  • Aprenda a misturar texturas na decoração com as nossas dicas
misturar texturas na decoração

Você já teve a sensação de entrar em uma casa que parece que todos os elementos decorativos conversam entre si? Desde os móveis até as paredes, parece que tudo está em perfeita harmonia. Então, você deve estar imaginando: ah, mas reproduzir algo do tipo demanda muito trabalho. Pois saiba que não! Muitas vezes, o segredo está em saber como misturar texturas na decoração.

Você quer deixar a sua residência mais bonita com a mistura de texturas? Então, este artigo é para você. Descubra a seguir como ornamentar de maneira única o seu espaço e deixe cada cantinho com a sua cara!

As texturas na decoração e os locais onde elas podem ser usadas

A textura é o aspecto de uma determinada superfície, podendo ser natural ou artificial. É por isso que é uma tendência decorativa facilmente aplicável nos ambientes de uma residência, por exemplo. O que significa que desde o estofado presente em sofás, cadeiras e almofadas até o piso e as paredes podem ter texturas distintas.

Para usá-las corretamente, o primeiro passo é pensar na proposta do cômodo. Por exemplo, no quarto você pode desejar uma atmosfera mais serena, que transmita comodidade e conforto. Já na sala de visitas, a preferência pode ser por algo mais elegante e sofisticado. Isso determinará a escolha por tecidos e outros materiais. 

É claro que algumas pessoas preferem deixar todo o ambiente com um padrão mais homogêneo. No entanto, saber como misturar texturas na decoração ajuda na criação de um espaço moderno e também estiloso.

As melhores formas de usar as texturas

Você deve estar se perguntando: mas como decorar usando as texturas? Podemos dizer que não é algo complexo. Veja a seguir!

Aposte nas tintas com texturas distintas

Um dos primeiros passos para aplicar uma textura é associá-la à tintura nas paredes. Hoje, o mercado oferece produtos de pintura que possuem consistências distintas, como o acabamento laqueado, fosco, brilhante, entre outros.

O interessante dessas opções é poder combiná-las criando uma harmonia no espaço em que serão aplicadas. Por exemplo, uma parede poderá ter uma tintura com acabamento brilhante e as outras, fosco.

Insira papel de parede

Outra forma de inserir a textura em um cômodo é por meio do papel de parede. Como ele tem diferentes padronagens e acabamentos, apostar nesse produto é trazer para a decoração algo marcante e com uma proposta, no mínimo, diferenciada.

Isso porque o papel de parede será combinado com outros elementos do ambiente, criando um mix de texturas único. Aliás, explicaremos melhor sobre essa questão no próximo tópico.

Mescle objetos com tecidos diferentes

O principal responsável por criar a textura é justamente o tecido. Então, que tal mesclá-lo na sua decoração? É possível, por exemplo, trabalhar com um sofá de veludo ou couro, almofadas em jacquard e tapetes de chenille.

No entanto, busque um elemento que os una para criar uma harmonia: cores análogas ou contrastantes são o suficiente. Pode apostar que o seu espaço se tornará único e quebrará padrões, trazendo mais personalidade à decoração.

Invista em elementos naturais

Outra dica para misturar texturas na decoração é investir em elementos naturais. Sim, aquelas plantas e flores que você deseja colocar, bem como objetos fabricados com materiais naturais como fibra, madeira e outros, podem ser colocados no mesmo espaço.

Tais texturas trazem originalidade à decoração, mas também um contraponto entre os elementos — o que valoriza o visual de cada um deles. Imagine uma sala com parede em cimento queimado, com uma parte destinada a plantas e, embaixo, um banco de madeira com almofadas de linho? É fácil apostar que a mistura trará mais beleza ao décor.

E então, pronto para misturar texturas na decoração da sua casa? Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado!

Aliás, um dos destaques do texto foi justamente o tecido em suas diferentes padronagens. Quer saber mais como aplicá-lo à décor? Não deixe de ler o nosso artigo sobre o assunto!

Deixe um comentário

Share This