Quais são os melhores tecidos para sofá?

Quais são os melhores tecidos para sofá?

tecidos para sofa

Os mais apropriados tecidos para sofá precisam aliar alguns fatores: beleza, qualidade e resistência. O sofá, além de ornar bem com a decoração, precisa resistir ao uso e a ação do tempo, então é importante ter materiais apropriados.

Cada tipo de tecido é recomendado para diferentes ocasiões, e essas necessidades são influenciadas pelo clima de onde você mora, se a sua casa possui crianças ou animais de estimação, etc.

Uma escolha apropriada interfere diretamente na vida útil do sofá e na capacidade de conservar o móvel bonito, limpo e inteiro, mesmo com frequência de uso. Quer conhecer os melhores tecidos para sofá? Acompanhe o post a seguir!

Jacquard: um dos mais resistentes tecidos para sofá

O jacquard é um tecido bastante resistente. Ele passa por um complexo processo de tecelagem, e geralmente traz muitos detalhes de texturas e cores feitas com o entrelaçamento dos fios. Isso faz com que os sofás de jacquard tenham muitas possibilidades de detalhes.

Sua rigidez também o torna ideal para lares que tenham crianças ou animais com liberdade para subir no sofá. A textura do tecido lembra uma lona, o que deixa ainda mais clara sua resistência.

Couro: longevidade e charme

tecidos para sofa

Muito tradicional, o couro tem na longevidade a sua principal característica, que faz muitas vezes com que o seu custo-benefício seja bastante justo, mesmo que em alguns modelos o preço seja mais alto.

O sofá de couro é muito fácil de ser conservado e limpo, pois não mancha e pode ser higienizado facilmente caso algo suje-o. Regularmente, para ter o couro mais bem-conservado e bonito, você pode usar produtos recomendados especificamente para o material.

Chenille: conforto para climas frios

O chenille é um material muito macio e extremamente confortável. Por ter uma espécie de pelugem, ele pode ser um pouco mais quente que os outros, não sendo tão recomendado para lugares de calor. O chenille é ideal para sofás de cidades frias ou casas na serra.

O custo é relativamente alto por ser um tecido bastante trabalhado e com detalhes. Ele possui muitos vincos e costuras, o que proporciona acúmulo de sujeira e dificuldade na hora de limpar.

Essa sujeira pode ser prejudicial a quem tem problemas respiratórios. O material também não é recomendado para quem tem animais domésticos.

Suede: a aparência de camurça no seu sofá

tecidos para sofa

O suede é muito próximo, tanto na textura, quanto na aparência, a uma camurça, embora seja um tecido sintético de poliéster. Ele passa a sensação de maciez ao toque e fica com aquelas marcas, como se os “pelos” mudassem de lugar. O suede tem o conforto como sua principal característica.

Apesar da beleza e da maciez, o material sofre bastante com as sujeiras. A limpeza do suede é bem difícil e específica, além do que, ele pode ser manchado facilmente, principalmente se exposto a substâncias líquidas.

Brim: resistência e praticidade

Resistente, o brim é ótimo para casas em que o sofá fica bastante exposto a sujeiras ou a possibilidades de manchas. Ou seja, se sua casa tem crianças ou bichinhos de estimação, esse material é ideal!

A higienização também é bem tranquila e fácil de ser feita, mas deve haver cuidados na secagem. Não exponha ao sol, deixe secar dentro de casa, naturalmente, para não manchar o tecido. Também tenha cuidado quanto a frequência das lavagens para não desgastar o brim.

Uma escolha adequada dos tecidos para sofá traz a certeza de que eles irão se manter bem-conservados, limpos e lindos, mesmo com a ação do tempo e de outros fatores comuns dentro de um lar. Quer saber mais sobre nossos serviços ou restou alguma dúvida? Fale conosco.

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This