Tecido na decoração: 5 dicas inspiradoras

5 dicas inovadoras para usar tecido na decoração

tecido na decoração

Você sabia que o uso de tecido na decoração pode ser muito abrangente e não se restringe ao estofamento de sofás e poltronas? A verdade é que existem muitas maneiras inovadoras de aplicar tecidos na ornamentação de uma residência, desde a sala de estar até o banheiro. Basta criatividade!

Pensando justamente nessa versatilidade, trouxemos neste artigo 5 dicas imperdíveis de utilização de tecidos na decoração. Com a aplicação correta, você não só conseguirá deixar a sua casa mais aconchegante, como também personalizará o ambiente de acordo com o seu estilo. Confira!

1. Aplique tecido nas paredes

O uso de tecido em paredes é muito versátil devido à infinidade de opções e pode ser usado como substituto do papel de parede. Entre as suas vantagens estão o custo mais viável do que o papel e a sua aplicação mais simples.

Essa opção pode ser utilizada para renovar qualquer ambiente da casa. Isso mesmo. O tecido pode ser aplicado nos quartos, mas também em lavabos. Em razão da sua variedade, é possível encontrar tramas impermeáveis e em alto-relevo, o que permitirá um acabamento único no ambiente em que for colocada.

2. Use tecido nos móveis

Os móveis decorados com tecidos têm duas caraterísticas marcantes: beleza e exclusividade. Por não ser muito comum, é possível garantir que você terá uma peça única.

É possível começar a decoração com tecidos pelos criados-mudos, aparadores e cômodas. Não é preciso colocar a trama em todo o móvel, você pode inseri-la apenas nas gavetas, por exemplo. A dica é investir nos tecidos estampados e criar uma combinação com diferentes padronagens para conferir mais personalidade à peça.

3. Faça quadros

Outra maneira de aplicar o tecido na decoração é por meio de quadros. Sim, é possível criar quadros únicos e que ajudarão a compor o ambiente em que eles serão colocados.

Por exemplo, se você possui uma moldura já pronta, é só encaixar o tecido de forma que ele fique bem esticado para que a composição fique boa. Você também pode utilizar uma placa de MDF e aplicar o tecido sobre ela. Uma dica interessante é fazer quadros pequenos variados e com tecidos distintos, dispondo-os harmonicamente na mesma parede.

4. Renove os seus objetos decorativos

O tecido também serve para renovar aqueles objetos decorativos que você tem em casa, mas não gosta tanto. Por exemplo, se você tem um abajur com uma cúpula mais antiquada, é possível renová-la aplicando um tecido e deixar o objeto com uma cara nova.

A dica também serve para cúpulas de lustres, caixas e outros adornos. Muitas empresas realizam o trabalho de repaginação de objetos com tecidos, dando a possibilidade de escolher a padronagem que quiser.

5. Use o tecido na decoração de estofados e almofadas

Apesar de ser uma opção mais comum, a utilização de tecidos diferenciados na decoração de estofados de poltronas, cadeiras, sofás e também almofadas não deixa de ser uma dica atual. Você poderá repaginar esses itens com a ajuda de novas tramas.

Apostar, por exemplo, em um mix de estampas na hora de fazer as capas de almofadas é uma alternativa para inserir mais cores na decoração. Nesse caso, explore as estampas com grafismos mais discretos e também aquelas que possuem cores análogas e/ou complementares.

Outra ação é estofar poltronas e cadeira com padronagens distintas. Para isso é importante encontrar um tom comum, a fim de criar uma sincronia na decoração do espaço, deixando cheio de estilo.

Enfim, existem muitas maneiras de usar o tecido na decoração. Esperamos que as nossas dicas tenham lhe ajudado a ampliar a sua visão de como aplicá-lo na arquitetura do seu espaço.

Agora que você já está decidido a usar tecido para renovar a decoração da sua casa, entre em nossa loja virtual e conheça as opções de tramas que oferecemos! Temos certeza que alguma delas combinará com os seus anseios decorativos!

Deixe um comentário

Share This