Tamanho do tapete: como escolher o ideal para cada ambiente?

Como escolher o tamanho certo de tapete para cada ambiente?

tamanho do tapete

Você sabia que o tamanho do tapete impacta diretamente na decoração da casa e, até mesmo, no tamanho do cômodo? Quando o tapete não tem o comprimento adequado ou não é colocado corretamente, o cômodo pode acabar parecendo menor do que realmente é, sem falar na sensação de falta de harmonia entre o ambiente e a peça.

Por isso, saber escolher o tapete certo para cada cômodo é essencial para deixar sua casa aconchegante e decorada. Interessou-se em descobrir como escolher e utilizar o tapete? Continue lendo para conferir as dicas que listamos para você!

Meça o tamanho do cômodo

Medir o tamanho do cômodo antes de comprar um tapete é uma etapa indispensável para evitar erros, como escolher uma peça muito grande ou muito pequena.

Se você deseja colocar o tapete em um ambiente menor, o ideal é que ele cubra o chão por inteiro ou o máximo que conseguir, pois o cômodo parecerá maior do que realmente é. Já se ele for grande, é possível escolher uma peça que seja um pouco menor sem impactar no tamanho do ambiente.

Considere a largura do sofá

Se você deseja colocar um tapete em sua sala de estar, é necessário não apenas medir o cômodo, mas também o sofá. Nesse caso, escolha sempre tapetes que tenham uma largura um pouco maior que o sofá ou poltronas.

O jeito mais correto de posicionar a peça é deixando que ela cubra toda a extensão sob os móveis e ainda sobre um pouco de cada lado. Dessa maneira, sua sala fica muito mais harmoniosa e elegante.

Coloque as mobílias em cima do tapete

Independentemente do cômodo, é importante saber que as mobílias devem sempre ficar total ou parcialmente em cima do tapete. Na sala de estar, os sofás e poltronas devem, ao menos, ficar parcialmente sobre as bordas do tapete.

Em salas de jantar, a mesa e cadeiras devem estar totalmente em cima do tapete. Mas, não se esqueça de deixar espaço suficiente para que, quando as cadeiras forem puxadas, continuem sobre a peça.

Já em quartos, o ideal é que a cama esteja completamente em cima do tapete e que ele cubra todo o chão. No entanto, também é possível colocá-lo em direção contrária à cama, desde que, ao se levantar, seja possível colocar os pés diretamente sobre ele, proporcionando conforto.

Tenha em mente a composição do cômodo

Na hora de decorar o ambiente e escolher um tapete adequado, é preciso considerar a quantidade e disposição dos móveis, afinal, a composição do cômodo costuma ser diferente em cada casa.

Se você tem uma mesa lateral em sua sala ou outros móveis, inclua-os dentro do tapete. Se não quer cobrir o quarto todo com uma peça, utilize um tapete de passarela colocando-o ao lado da cama. Só não deixe que os espaços ou móveis fiquem desconectados.

Portanto, na hora de escolher o tamanho do tapete para cada cômodo, considere aspectos, como o tamanho do cômodo, tamanho das mobílias, disposição dos móveis, entre outros. O importante é utilizar seu bom gosto e bom senso para criar um ambiente bonito, bem decorado e confortável.

Gostou de saber um pouco mais sobre o que assunto? Assine já nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas como estas!

Deixe um comentário

Share This