Saiba como funciona a impermeabilização de tecidos - Dicas para lojas de decoração e móveis - Blog da Lartex

Saiba como funciona a impermeabilização de tecidos

Fazer a impermeabilização de tecidos é importante porque ajuda a proteger os materiais e a evitar que se danifiquem, principalmente em relação à queda de líquidos que possam causar danos às superfícies. O processo é sempre benéfico, principalmente quando se trata de tecidos nobres como o jacquard.

Por isso, que tal compreender como funciona a impermeabilização de tecidos? Acompanhe este artigo que preparamos sobre o tema e veja as dicas que temos para você. Boa leitura!

Vale a pena impermeabilizar tecidos?

Além de evitar o acúmulo de poeira, a impermeabilização impede a penetração de líquidos aquosos e oleosos. Isso assegura a maior durabilidade da peça, bem como sua limpeza e a conservação de suas características originais, como a tonalidade.

Outra consequência do processo é a proteção do objeto contra a presença de organismos danosos à saúde, como fungos, mofo, germes e ácaros. Além do mais, essa é uma maneira prática de reduzir custos com a compra de novos produtos ou com o reparo de peças antigas que, sem a impermeabilização, tendem a se desgastar mais rápido e a sofrer alterações na superfície.

Assim, investir na impermeabilização é uma forma eficiente de conservar produtos de qualidade e, ao mesmo tempo, proteger a saúde de quem usa esses objetos.

Qualquer tecido pode ser impermeabilizado?

como funciona a impermeabilização

A maioria dos tecidos pode ser impermeabilizada, como o jacquard, o linho, o chenile e o suede. Algumas exceções são o PVC, o isocouro e o poliuretano. O processo, normalmente, dura de 2 a 4 anos e pode ser refeito sempre que necessário.

Vale lembrar também que a impermeabilização profissional só traz vantagens às peças, como a conservação da qualidade e da cor, e não interfere de maneira negativa no material, preservando suas características originais.

Para cuidar ainda mais do tecido é importante limpá-lo com frequência com aspirador de pó e eliminar rapidamente sujeiras ou manchas mais fortes, como as de caneta ou de maquiagem.

Powered by Rock Convert

Como funciona a impermeabilização de tecidos?

como funciona a impermeabilização

A impermeabilização precisa ser feita por pessoal capacitado e com produtos adequados para ser eficaz. Normalmente, são aplicadas na peça resinas que bloqueiam os poros do tecido e, assim, protegem o material da penetração de líquidos e da ação de organismos danosos. Esse produto é específico para a impermeabilização e não prejudica a saúde do ser humano.

Outra parte importante do processo é a colocação da quantidade adequada de produto. Se pouco impermeabilizante for utilizado, ele pode não ser eficaz na hora de impedir a entrada de líquidos. Também é necessário que o material usado não tenha cheiro forte e que não manche ou altere as condições originais do tecido.

Uma dica para quem quer garantir a eficácia da impermeabilização de maneira prática e eficiente é comprar produtos que já venham impermeabilizados de fábrica, como os tecidos já acabados e lavados da Lartex. Assim, garante-se a qualidade e a durabilidade do material.

Viu como funciona a impermeabilização de tecidos e como ela pode ajudar você a preservar produtos de alta qualidade? Acesse nosso site e fique por dentro de todas as novidades e produtos que temos a oferecer a você!

 

 

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This