Reforma de estofado: conheça os benefícios e saiba como fazer! - Dicas para lojas de decoração e móveis - Blog da Lartex

Reforma de estofado: conheça os benefícios e saiba como fazer!

  • Home
  • Tendências
  • Reforma de estofado: conheça os benefícios e saiba como fazer!

A reforma do estofado é uma ótima alternativa para quem deseja garantir que um dos móveis que mais chamam a atenção em uma casa esteja sempre bonito e confortável para moradores e visitantes.

De fato, um sofá bem cuidado é capaz de renovar o ambiente. E com a reforma do móvel, o usuário consegue, ao mesmo tempo, corrigir imperfeições e economizar na parte financeira.

Para ajudar você a garantir todos esses benefícios, a seguir mostraremos quando e como fazer uma correta reforma de estofado. Continue com a gente e confira!

Quando é necessário realizar a reforma do estofado?

Para garantir conforto e beleza é importante saber o momento certo para realizar a intervenção no móvel. Conheça, abaixo, algumas situações em que a reforma se torna uma ótima alternativa.

Rasgos e desgastes

Rasgos e aparência desgastada são comuns em estofados que estão sendo utilizados há bastante tempo. O sofá, sem dúvida, é um dos móveis mais acessados em qualquer residência, o primeiro lugar em que moradores e visitantes sentam ao entrar em casa.

Com isso, é normal que surjam desgastes pelo uso contínuo. Além disso, roupas grossas podem causar arranhões no revestimento.

Manchas e aparência envelhecida

A utilização frequente do sofá também pode causar manchas de suor. Afinal, é comum que pessoas cheguem suadas da rua e não se preocupem em se enxugar antes de sentar no móvel.

As imperfeições também podem ser causadas por restos de alimentos, bagunça das crianças etc. Todas essas questões influenciam para que o estofado apresente uma aparência envelhecida.

Estrutura interna danificada

O mau uso do sofá pode causar defeitos diretamente na estrutura, quebrando molas e rasgando a espuma interna. Deixar as crianças pulando no sofá ou colocar outros objetos pesados em cima do estofado são algumas das razões que deixam a estrutura interna prejudicada.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como realizar a reforma do estofado?

Agora que você já sabe em quais situações a reforma de estofado é uma ação recomendada, confira o passo a passo de como fazer isso da maneira correta.

Tire uma foto do estofado para usar como referência

Durante a reforma você vai retirar as partes rasgadas e/ou manchadas do estofado, fazendo com que a estrutura física seja modificada. Então, para não correr o risco de se perder durante o processo, tire uma foto do móvel por inteiro. É interessante que as fotografias sejam feitas de todos os ângulos do objeto: frente, trás e lados.

Meça o sofá para comprar o revestimento novo

Para não desperdiçar dinheiro, tire as medidas do móvel antes de comprar o revestimento. É importante sempre deixar a sobra 1,5 cm por causa das bordas. Além disso, priorize tecidos de qualidade e de fornecedores confiáveis, a fim de garantir maior durabilidade.

Verifique as fotos tiradas e comece a remontagem do estofado

Com o auxílio das fotos do estofado antigo, comece encaixando os materiais novos. Atente para as partes de costura para que nenhum tecido se solte ao final do processo. Você pode utilizar ferramentas específicas para facilitar a operação.

Essas dicas são essenciais para realizar uma reforma de estofado com sucesso. No entanto, além de utilizar materiais de alta qualidade na reparação, foque no cuidado com a conservação do móvel no dia a dia. Com a utilização correta, o novo estado tende a durar por muito mais tempo.

Siga a nossa página no FacebookLinkedIn e YouTube para conferir outras dicas interessantes!

 

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This