Peseira: o que é e como usá-la na decoração do seu quarto?

O que é peseira e como usá-la na decoração do quarto?

peseira

Desde que as camas tradicionais passaram a ser substituídas pelo modelo box, a peseira ganhou destaque no enxoval. Antes usada apenas como item decorativo, ela adquiriu novas funções com o passar do tempo.

Este artigo é justamente para mostrar o que são as peseiras, como escolhê-las e também como elas são fundamentais na decoração do quarto, dando um toque único e sofisticado à arquitetura do local!

O que são peseiras?

Peseiras nada mais são do que as mantas utilizadas ao pé da cama. A função básica dela é dar charme à decoração e trazer mais praticidade ao dia a dia das pessoas. A ideia é que ela possa ser usada como mantinha para se cobrir sem precisar desfazer toda a cama, trazendo uma sensação de maior aconchego ao espaço onde é inserida.

Também são chamados de peseiras aqueles bancos colocados ao pé da cama, que comumente servem de apoio para edredons e travesseiros quando a cama é desfeita, por exemplo. No entanto, neste artigo vamos nos ater a opção apresentada no início desse tópico.

Quais os tecidos mais comuns utilizados?

Existem diferentes tipos de tecidos usados nas peseiras. Entre as tramas mais comuns estão:

  • pele fake:  é o tecido que imita a pele e é cheio de pelinhos, mais indicado em época de inverno e também para decoração com um estilo mais rústico;
  • jacquard: o charme desse tecido e o entrelaçamento de seus fios cria desenhos únicos, o que faz com que seja a opção perfeita para decorações em todos os estilos e épocas do ano;
  • tricô: assim como a pele fake, o tricô é mais indicado para ser usado no inverno, por ser mais quentinho. É um tecido versátil e fica bem em todo tipo de decoração, cuja adequação varia conforme o desenho da peça;
  • suede: apesar de ser um tecido mais encorpado, o suede tem um toque macio e é bom para ser utilizado como peseira. Ele fica ideal em decorações com uma proposta mais sofisticada e minimalista;
  • cashmere: outro tecido bastante requisitado para peseiras é o cashmere. Ele tem uma trama bem macia, toque aveludo e combina com diferentes estilos de decoração.

Como escolher uma peseira?

Depois de conhecer melhor as opções de tecidos mais comuns para peseiras é fundamental entender como escolher as peças certas para a sua cama. O primeiro passo é levar em consideração o tamanho (solteiro, casal, queen, king size etc.).

O ideal é que a peseira seja maior do que a largura da cama. O comprimento de um edredom ou coberta para o modelo específico do móvel é o ideal. Como pode ser dobrada, a altura não importa tanto, mas é fundamental que não seja muito grande ou a peça ficará desproporcional.

Com relação ao tecido, a regra é sempre determinar o item de acordo com o estilo da decoração do quarto. Por exemplo, se você gosta de peças mais exclusivas, mas ao mesmo tempo versáteis, a peseira em jacquard é a ideal. Agora se quiser algo mais minimalista, o tricô ou o cashmere em uma única cor ficam mais adequados.

A paleta de cores da peça também variará conforme a proposta arquitetônica do local. Como existem itens desde tonalidades fortes até as mais claras, é possível encontrar aquele que mais se encaixará na sua necessidade.

Mais do que peças de decoração, as peseiras adicionam charme e conforto às camas em que são colocadas. Como mostramos, existem opções para todos os gostos e estilos.

E então, gostou do nosso conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos sobre decoração diretamente no seu e-mail!

Deixe um comentário

Share This