Marsala na decoração: 5 dicas de como usar sem carregar o ambiente

5 maneiras de usar marsala em sua decoração sem carregar o ambiente

  • Home
  • Tendências
  • 5 maneiras de usar marsala em sua decoração sem carregar o ambiente
Marsala na decoração

Considerada a cor de 2015 pela Pantone, o marsala tomou conta do mundo da moda, beleza, design e também decoração. Suas raízes castanho-avermelhadas, como descritas pela empresa referência no sistema de cores, fizeram com que a tonalidade trouxesse uma sofisticação natural onde quer que fosse colocada. No entanto, é necessário atenção ao usar o marsala na decoração, para não carregar o ambiente.

A seguir, trouxemos algumas dicas para que você possa investir na cor na decoração da sua casa. Continue a leitura e confira!

O que é marsala e como pode ser aplicado de maneira decorativa?

O marsala é uma tonalidade com base vermelha e marrom. Por ser uma tonalidade considerada quente, remete ao aconchego dependendo do local em que é aplicada.

Devido ao seu tom terroso forte, o marsala também remete ao luxo e sofisticação. E, apesar de ser marcante, é uma cor que combina perfeitamente com outras tonalidades igualmente memoráveis.

Em relação à aplicação, existe uma série de maneiras de inserir a cor em um espaço. O marsala pode vir tanto nos móveis quanto em objetos decorativos, como tapetes, almofadas, quadros, entre outros, mas é preciso cuidado para não deixar o ambiente carregado. A seguir, explicaremos melhor sobre algumas de suas aplicações.

Como usar marsala na decoração?

 

Quer usar marsala na decoração, mas ainda não sabe por onde começar? Confira as dicas a seguir!

1. Conheça a paleta de cores complementares

Antes mesmo de inserir o marsala na decoração, é importante conhecer as cores complementares da tonalidade. Essa tarefa é essencial para criar maior harmonia no ambiente e tornar a decoração ainda mais especial.

No caso do marsala, as cores contrastantes, mas que combinam com ele são: rosa, verde e marrom, mas também amarelo, cinza, azul-turquesa, azul-petróleo, entre outros. Aqui é possível visualizar melhor essas variações.

2. Insira a cor na parede

Se optar por inserir o marsala na parede, é possível realizar a tarefa de formas variadas. Por exemplo, pintar o ambiente por completo, inserir a cor em uma única parede, colocar pastilhas e outros revestimentos na tonalidade ou mesmo um papel de parede no qual a cor seja predominante.

Por ser uma tonalidade mais escura e forte, é preciso atenção especialmente em espaços pequenos, pois se ele for todo em marsala poderá criar a sensação de um ambiente ainda menor.

3. Invista em móveis nessa cor

Caso não seja possível colocar a cor nas paredes, mas você deseje a predominância dela, opte por móveis nessa tonalidade. Sofás, poltronas, cadeiras, tudo isso pode receber a cor marsala e ser o destaque do espaço.

A inserção de móveis traz mais charme e elegância à decoração, ainda mais quando o ambiente tiver uma característica mais minimalista, visto que os elementos em marsala serão os protagonistas.

4. Aposte em tapetes e cortinas

Agora, se a sua intenção for inserir o marsala de maneira mais versátil, vale a pena apostar em tapetes e cortinas nessa tonalidade. Você conseguirá chamar a atenção certa para o ambiente, mas de maneira mais sutil. Inclusive, falando em sutileza decorativa, a dica a seguir é bastante útil.

5. Escolha objetos decorativos em marsala

Se a sua ideia é decorar sem gastar muito ou mesmo sem gerar um grande impacto visual por uma cor, dando apenas aquele toque diferenciado, vale a pena investir em objetos decorativos na cor marsala.

Eles não serão os protagonistas do ambiente, mas isso não impede que eles tragam beleza e harmonia para a decoração. Almofadas, puffs, taças, vasos, quadros e luminárias são dezenas de elementos que podem ser colocados e mostram a personalidade e estilo dos donos.

Como destacamos ao longo do artigo, o marsala na decoração tem a função de trazer mais requinte e elegância ao espaço em que é inserido. Mas, para isso, é preciso saber como harmonizá-lo com outras tonalidades, a fim de criar um espaço bonito e aconchegante.

Falando em cores, baixe o nosso “Guia prático para escolha da paleta de cor” e garanta uma decoração única para a sua casa!

Deixe um comentário

Share This