Entenda por que dizer jacquard estampado não é correto! Saiba mais sobre esse tecido! - Dicas para lojas de decoração e móveis - Blog da Lartex

Entenda por que dizer jacquard estampado não é correto! Saiba mais sobre esse tecido!

jacquard estampado

Você conhece a origem do tecido jacquard? Essa importante tecnologia têxtil foi criada pelo francês Joseph-Marie e abalou o sistema manufatureiro ainda no século XVIII. Democratizado hoje em dia, o tecido traz muitos benefícios para quem o utiliza, mas é necessário saber identificar peças originais.

Para ajudar você nessa tarefa, elaboramos este texto explicando por que um jacquard estampado nunca é original. Curioso para saber o motivo disso? Leia as informações a seguir e confira nossas dicas!

O que é o tecido jacquard?

jacquard estampado

O jacquard é uma técnica têxtil que permite o entrelaçamento de muitos tipos de fios. Ela foi criada no século XVIII pelo francês Joseph-Marie e é usada ainda hoje em inúmeros setores do mercado, como a moda e o design de interiores. É considerada o primeiro tear mecânico da história.

Joseph criou um sistema binário que utilizava cartões perfurados para originar formas geométricas em padrões complexos e pixelizados. Isso revolucionou o mercado, barateou a produção de tecidos e permitiu que mais pessoas tivessem acesso a esse tipo de produto. O tecido jacquard é usado até hoje e ainda é responsável por transmitir a ideia de sofisticação, qualidade e requinte.

Quais as razões para investir no tecido?

A técnica permite a realização de padronagens complexas, marcadas pela alta durabilidade e resistência. Além de serem sofisticados, os tecidos originais apresentam desenhos bastante detalhados, feitos hoje em dia por meio da criatividade de profissionais da área e a ajuda da tecnologia digital.

Depois de pensado o desenho a ser utilizado, ele é transformado em realidade por meio do entrelaçamento de fios em máquinas modernas, que seguem os princípios inventados por Joseph-Marie ainda no século XVIII. O processo é profissional, dinâmico e confere alto valor agregado aos produtos. Tecidos feitos com a técnica têm, também, ótima textura e extensa opções de padronagens.

Por que não há jacquard estampado?

jacquard estampado

Como já dito, a grande vantagem da tecnologia inventada por Joseph-Marie é que, a partir dela, é possível fazer de forma mecanizada inúmeros desenhos complexos confeccionados a partir do entrelaçamento dos próprios fios. Por isso, não há a necessidade de trabalhar com o processo de estamparia, já que as formas geométricas são formadas diretamente pelo material.

Isso garante a qualidade e a resistência do tecido, e é essa a razão pela qual jacquard originais nunca são estampados. Para saber diferenciar, o ideal é olhar o avesso do produto. Os modelos estampados não têm a formação de desenhos na parte de trás, enquanto os jacquard originais apresentam as marcas dos fios tanto na parte da frente quanto no verso das peças.

Entendeu por que o jacquard estampado nunca é original? Compreender isso é importante para garantir a qualidade dos produtos e se certificar de que eles possam atingir todo seu potencial de requinte e beleza. Assim, é possível investir no tecido para a decoração da casa e também na moda.

Além do mais, conhecer a história por trás dessa técnica tão antiga e entender os benefícios do tecido ajuda na hora de pensar em investir em novos objetos para o lar. Gostou das informações? Acesse nosso site e veja os produtos que temos a oferecer para você!

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This