Entenda por que a fibra de algodão é mais apropriada para tecidos

Entenda por que a fibra de algodão é mais apropriada para tecidos

fibra de algodão

A fibra de algodão traz muitas vantagens para os tecidos e é, por isso, uma das mais utilizadas em todo o mundo. Além de ser ecologicamente correta, ela é confortável, resistente e tem ótima durabilidade. Por causa dessas características, o material é ideal para quem gosta de qualidade e bem-estar.

Quer entender melhor como essa fibra natural é uma ótima opção para tecidos? Acompanhe este artigo e veja as informações fundamentais que preparamos para você sobre o tema.

O que é a fibra de algodão

fibra de algodão

De origem vegetal, o algodão é uma fibra natural retirada do algodoeiro, cujo nome científico é Gossypium. A planta está comumente presente em regiões tropicais e subtropicais dos continentes asiático, africano e americano. A extração da pelugem esbranquiçada pode acontecer de maneira manual ou mecânica.

Depois do descaroçamento, no qual se retira a semente preta da planta, o material passa por um processo chamado spinning, caracterizado pela transformação da fibra em fios de algodão. Esses fios são transformados em tecidos por meio da tecelagem e depois passam por processos de acabamento, como a chamuscagem (técnica na qual chamas controladas atingem o produto), o branqueamento e o tingimento.

A peça produzida tem ótima resistência e durabilidade e é usada nos mais diversos campos da indústria, como moda, artesanato e tapeçaria. Uma curiosidade a respeito do material é que ele pode ser encontrado em uma versão naturalmente colorida. A tecnologia, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, permite o cultivo de plantas geneticamente modificadas que apresentam a fibra já pigmentada.

A origem desse tipo de fibra

Há registros da utilização dessa matéria-prima desde 4.500 anos a.C. Historicamente, ela foi encontrada em tempos antigos em várias partes do globo, como no Sudão, no Egito, na Ásia e na Índia. Também há registros de sua utilização entre os Incas, civilização indígena que existiu na América Latina até a conquista dos espanhóis, e entre os mexicanos do Vale de Tehuacán.

Com o tempo, o homem domesticou a planta e conseguiu aumentar a sua produtividade. Já no século XVIII, com a Revolução Industrial, a confecção do material passou a ser mecanizada e ganhou proporção mundial, dominando o mercado de produção de tecidos.

As vantagens da fibra de algodão

fibra de algodão

O tecido de algodão é mais firme e desfia menos. Quando comparado a outros materiais, é mais resistente e mantém a qualidade mesmo após a utilização da máquina de lavar ou do ferro de passar roupa. Além disso, ele é superconfortável e tem toque suave.

Outra característica do algodão tem a ver com uma questão importante em países tropicais como o Brasil. Essa substância natural permite que a peça feita com o produto “respire”, o que significa dizer que ela facilita a entrada e a saída de ar. Isso possibilita a troca de calor com o meio ambiente e, portanto, uma sensação térmica mais fresca.

Como resultado, diminui-se também a possibilidade da formação de odores em roupas e objetos feitos nesse tecido. O produto tem secagem rápida e não costuma provocar reações alérgicas. Além disso, a alta durabilidade faz com que o material produza peças que geram menor impacto no meio ambiente, sendo, também por isso, ecologicamente correto. Esse tipo de fibra pode ser encontrado em lojas especializadas e com fornecedores.

Viu só quantos benefícios a fibra de algodão tem a oferecer? As vantagens são tantas que fica fácil entender por que ela é considerada a mais apropriada para tecidos e por que é uma das mais utilizadas pela indústria. Gostou das informações? Navegue em nosso site e fique por dentro de outras novidades!

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This