Estilo provençal: saiba quais são suas principais características

Estilo provençal: saiba quais são suas principais características

  • Home
  • Tendências
  • Estilo provençal: saiba quais são suas principais características
estilo provençal

O típico estilo provençal é originário do sul da França, mais especificamente de Provença, e teria surgido em meados dos anos de 1700. Segundo conta a história, os camponeses que viviam nessa região tentaram copiar a riqueza dos luxuosos móveis e decoração Rocaille, preferido da nobreza francesa. No entanto, como não foi possível manter o luxo, eles então o adaptaram, dando origem ao provençal.

Neste artigo explicaremos um pouco mais sobre as principais características do estilo e os elementos principais de tal decoração. Curioso para conhecer mais? Continue conosco!

As características do estilo provençal

Como contamos na introdução, o estilo provençal foi criado a partir de uma variação do Rocaille. A beleza e sofisticação dele foram transformadas em algo mais rústico, mas ao mesmo tempo único, inspirado na vida campestre.

Os artesãos, inspirados pelos marceneiros da realeza, mas sem os mesmos recursos, criaram móveis sem a grande quantidade de detalhes dourados e aqueles entalhes rebuscados. 

Logo, o estilo provençal ficou caracterizado por seu acabamento fino e também pelas suas linhas curvas e sinuosas. Os móveis provençais, por exemplo, apresentam detalhes entalhados mais simples e apliques em madeira. Muitos deles são tratados inclusive com técnicas de decoupage, uma espécie de patina.

Aliás, falando em patina, ela é responsável por dar aquele toque vintage no mobiliário e também em outros objetos decorativos que são passados pela técnica. Outras características marcantes do provençal são as cores leves e a delicadeza dos detalhes, que se assemelham bastante ao estilo romântico.

Os elementos provençais e as suas aplicações

estilo provençal

A criatividade dos artesãos da época em adaptar as belezas arquitetônicas da realeza para a sua realidade econômica fez com que surgisse o estilo provençal. A seguir, mostraremos alguns dos elementos característicos e como aplicá-los à sua casa!

Móveis

Um dos elementos mais marcantes são os móveis antigos e com a aplicação chamada gesso-cré, que mistura cola e gesso. Para adaptar à realidade atual, é possível pegar o mobiliário antigo e aplicar a patina, renovando a peça sem perder sua identidade temporal.

Cores

Os tons pastéis estão em alta. Você sabia que eles eram muito aplicados no estilo provençal? Lavanda, verde, rosa, azul-claro — você pode inseri-los nas paredes, móveis e nos objetos de decoração.

Florais

As estampas florais delicadas também estavam muito presentes nos elementos da época. Elas podem estar nas louças, tecidos que revestem os móveis e papéis de parede, complementando o estilo e o charme francês.

Texturas

Outro elemento bastante difundido pelo provençal é o tecido com textura. Para trazê-lo para a sua casa, você pode utilizar o jacquard em travesseiros, colchas, tapetes ou mesmo revestindo sofás, poltronas e até nas paredes.

Madeira

estilo provençal

A madeira também é uma característica provençal, principalmente se ela for de demolição ou tiver um acabamento mais rústico. Tal material é o indicado para combinar com elementos mais delicados, como a porcelana. Por isso, pode estar presente em mesas, cadeiras, vigas e piso, por exemplo.

Ferro forjado

Sabe aquelas peças, como cadeiras, vasos e lustres, feitas em ferro forjado? Elas são ótimas representantes do estilo provençal e podem ser aplicadas em sua casa, em diferentes locais, especialmente em espaços externos.

Falando em espaços, a decoração no estilo provençal pode vir em qualquer ambiente da casa, desde o quarto até a varanda. Aliás, sobre esse último cômodo, temos um material no qual falamos sobre ele. Aproveite para ler e descobrir como deixar a sua varanda aconchegante.

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This