Descubra a origem das cores e sua influência na decoração! - Dicas para lojas de decoração e móveis - Blog da Lartex

Descubra a origem das cores e sua influência na decoração!

De uma forma simples, podemos dizer que a origem das cores está ligada à presença da luz em um determinado local. Isso porque só conseguimos enxergar um objeto quando um feixe de luz está sobre ele — e é nesse momento que a cor do objeto se manifesta.

Os raios de luz contêm todas as cores, mas, quando recaem sobre algo, apenas uma delas é refletida. Por exemplo, quando você enxerga um objeto vermelho, significa que ele está absorvendo todas as cores do feixe de luz e refletindo apenas a cor vermelha.

Quer descobrir como algumas cores clássicas podem influenciar na decoração? Confira o post!

Preto

Algo interessante sobre essa cor é que, na verdade, ela é a junção de todas as cores. Parece confuso? Calma, vamos explicar! Como dissemos, a cor que enxergamos em um objeto é aquela que ele não absorve, ou seja, a que é refletida. Mas com o preto esse processo é diferente, pois ele é originado a partir da união de todas as cores. Isso significa que todas elas são absorvidas e nenhuma é refletida.

Apesar dessa origem curiosa, o preto é uma cor clássica na decoração. Esse tom transmite a ideia de modernidade, poder, elegância e sofisticação, mas também pode estar ligado a sensações mais sombrias, como a solidão e o luto. Devido a isso, é preciso ter moderação ao usá-lo para não sobrecarregar o ambiente.

Branco

Enquanto o preto é a junção de todas as cores, a cor branca é a ausência delas. Isso quer dizer que, quando vemos um objeto de tonalidade branca, ele está refletindo todas as cores provenientes de uma fonte luminosa, sem absorver nenhuma.

Em objetos decorativos e no design geral de um ambiente, essa cor traz bastante luminosidade e simplicidade. Contudo, também deixa o local mais elegante e minimalista.

Outro aspecto positivo é que e o branco combina com todas as cores e pode ser facilmente incluído na decoração para dar ao ambiente a sensação de paz, harmonia, estabilidade e limpeza.

Vermelho

Utilizada desde a época pré-histórica, a cor vermelha é uma das mais presentes em nosso cotidiano. De acordo com registros arqueológicos, o vermelho era usado nas pinturas rupestres, para fins estéticos em pinturas no corpo e até para simbolizar o sangue em rituais religiosos.

Já no período Neolítico, o pigmento usado para criar essa coloração passou a ser extraído da cochonilha — inseto encontrado na região Mediterrânea.

Essa é uma cor intensa e capaz de gerar grande alteração emocional, portanto, deve ser usada com cautela na decoração. Ela tem forte relação com sentimentos como o amor, ódio, entre outras emoções.

Quando está presente em um ambiente, o vermelho pode estimular o aumento da frequência cardíaca ou o aparecimento de reações agressivas. Porém, quando empregado em um tom mais escuro, pode causar a impressão de respeito e seriedade.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Azul

Curiosamente, o nome dessa cor é originado de uma pedra semipreciosa, o lápis-lazúli. Há cerca de cinco mil anos os egípcios utilizavam essa pedra para obter o tom azul. Já no período medieval, camponeses passaram a utilizar a extração de um pigmento, chamado isátis, como mais uma alternativa.

Da mesma forma das demais cores citadas, o azul também é um tom muito popular na decoração. Ao contrário do vermelho, essa cor traz a sensação de relaxamento, tranquilidade, serenidade e paz. Por isso, é muito usada em quartos e áreas de descanso. Também é um tom que combate energias negativas e pode ser aplicada em locais quentes para criar um ambiente refrescante.

Agora você conhece melhor a origem das cores e sabe como elas podem influenciar as energias de um ambiente. Portanto, tenha muito cuidado ao escolher os tons que estarão presentes em sua decoração. Afinal, é preciso manter a harmonia para garantir um ambiente bonito e bem decorado!

Gostou do conteúdo sobre a origem das cores e quer investir na decoração da sua casa? Então visite a loja virtual da Lartex e conheça nossos produtos!

 

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This