Confira como ter uma decoração clássica em casa!

Como ter uma decoração clássica em casa?

Como ter uma decoração clássica em casa?

A decoração clássica nunca sai de moda. Por essa razão, muitas pessoas optam por ela na hora de estabelecer o estilo que predominará na residência. Com algo atemporal, fica mais fácil combinar diferentes elementos e evitar reformas constantes, o que significa menos gastos.

Nesse tipo de décor, encontramos muitos detalhes, como as molduras de gesso, entalhamento nos móveis (geralmente de madeiras nobres como mogno e cerejeira), tecidos diferenciados que cobrem o estofamento e outros. Por isso, separamos algumas dicas imperdíveis para inserir o estilo na sua residência, confira!

Powered by Rock Convert

A decoração clássica: o seu surgimento e as suas principais características

O estilo decorativo clássico surgiu ainda no período grego e romano, caracterizado pela beleza e riqueza de detalhes com a qual a arquitetura era trabalhada. Para ter uma ideia, é só observar as construções antigas tanto na Grécia quanto na Itália.

No entanto, um dos seus períodos de maior expressão foi o Barroco. É justamente dessa época que vem boa parte dos elementos que compõem o estilo clássico. Entre eles podemos destacar os detalhes em todas as peças inseridas nos ambientes, desde móveis, roupas de cama até os tetos que se assemelhavam a verdadeiras obras de arte.

Como dito lá no início do artigo, a madeira nobre, o gesso, além do uso da cor dourada, mármore e o entalhamento rebuscado de cadeiras, camas, sofás e os papéis de parede eram (e ainda são) elementos fortemente adotados nos ambientes em que predomina o estilo.

O estilo clássico: dicas para inseri-lo em sua residência

Devido à sua versatilidade, o estilo clássico fica muito bem com peças mais modernas. A seguir mostraremos como deixar a sua casa com um ar clássico, sem que ela fique datada como algo antigo!

Opte por móveis elaborados

Móveis com linhas muito retas ou com concepções de design abstratos não são a melhor opção para quem deseja inserir a decoração clássica em casa. Portanto, procure por itens que possuam uma assinatura mais marcante, com detalhes que chamem a atenção. Um exemplo disso são as cadeiras estilo Luís XIV.

Mas evite exageros. Para isso, misture na decoração móveis com linhas mais finas e padronagem lisa no estofamento de sofás, cadeiras e até almofadas.

Cuide da iluminação

decoração clássica

Um ambiente clássico também tem uma preocupação com a iluminação. Mesmo que você não queira adotar os lustres mais ricos em detalhes, é possível criar uma iluminação que trará o efeito desejado. Para isso é preciso optar por lâmpadas de tonalidade mais amarela, que eram mais comuns no passado. Elas podem vir em abajures, spots ou arandelas.

Dê atenção aos objetos acessórios

Uma característica forte da decoração clássica são os objetos. Alguns dos acessórios mais utilizados são as peças feitas em cristal, porcelana, como candelabros, bustos, além dos espelhos, livros, arranjos de flores e outros. Uma boa dica para não errar é sempre buscar um objeto de destaque e depois ir combinando-o com os outros, criando assim, uma harmonia.

Aplique os tecidos certos

decoração clássica

Os tecidos também são protagonistas quando se fala em decoração clássica. Tantos os padrões lisos quanto os florais e os listrados estão em tecidos como a seda, jacquard e veludo. Aliás, as cortinas e os tapetes recebem especialmente o jacquard devido à sua sofisticação e caimento, que costuma ser mais estruturado.

Tais elementos também servem para ornamentar as paredes no lugar dos papéis de parede, compondo a decoração junto de obras de artes e até tapeçarias, que adornam o local com sofisticação.

Fazer uma bela decoração clássica não é difícil, ainda mais, tendo em vista as inúmeras opções de produtos presentes no mercado. Como ela combina com diferentes estilos, basta misturá-los de maneira harmoniosa.

Como destacamos nesse último tópico, o tecido jacquard é um dos mais usados. Por isso, que tal ler um artigo sobre como inseri-lo no ambiente residencial? Confira 6 formas de fazer isso!

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This