Como limpar cadeira de tecido: o que fazer e o que não fazer

Como limpar cadeira de tecido: o que fazer e o que não fazer

Como limpar cadeira de tecido: o que fazer e o que não fazer

Você está acostumado a limpar cadeira de tecido? Alguma vez já danificou o móvel devido à aplicação de algum produto? Saiba que a situação é mais comum do que parece, pois alguns tecidos exigem a utilização de produtos específicos e alguns cuidados devido à sua delicadeza.

Neste artigo, mostramos o que fazer e o que não fazer ao realizar a limpeza. Fique atento para poder realizar a correta manutenção do seu móvel!

Saiba o que não deve ser feito ao limpar cadeira de tecido

Como limpar cadeira de tecido

Algumas ações só prejudicam a limpeza da cadeira de tecido. Por isso, preste atenção nos tipos de tecidos utilizados em sua fabricação. Por exemplo, se ela for em veludo, a remoção de manchas deve ser feita com uma escova umedecida com álcool, jamais com água e sabão. Já uma peça em algodão, linho e outras fibras pode receber água e sabão, mas não elementos químicos.

No entanto, cuidado com o excesso de água, que também é prejudicial. Ele pode não só manchar, mas também encolher o tecido e danificar a espuma, inutilizando a cadeira. Além disso, produtos químicos que não forem específicos para o tecido do móvel também não devem ser cogitados, pois podem corroê-lo.

Confira as melhores dicas de limpeza

Agora que você já sabe o que não fazer, é hora de aprender como limpar cadeira de tecido. Confira as dicas a seguir!

Procure o símbolo W ou X

As cadeiras que vêm de fábrica geralmente têm etiquetas nas quais os fabricantes especificam o tipo de lavagem pelo qual o tecido deve passar. Existem dois símbolos que as identificam: as letras W e X.

O W significa que o tecido pode receber limpeza úmida, ou seja, é permitido usar um pouco de água e, até mesmo, produtos para estofados. Já o X identifica tecidos mais delicados, que podem ser apenas aspirados ou lavados a seco.

Use o bicarbonato na limpeza a seco

Como limpar cadeira de tecido

Para realizar a limpeza de cadeiras com tecidos que podem apenas ser limpos a seco, o bicarbonato de sódio é a melhor opção. Para isso é preciso aplicá-lo sobre o estofado, deixando-o agir por algumas horas. Após esse tempo, retire-o com um aspirador de pó ou com uma escova de cerdas macias.

No entanto, caso a mancha persista, misture o bicarbonato com um pouco de vinagre ou suco de limão até que se transforme em uma pasta consistente. Nesse caso, deixe a mistura por alguns minutos e retire-a com um pano seco.

Inclua o sal na limpeza das cadeiras

Se a cadeira tem especificidades que permitam a utilização de água, vale a pena misturá-la com sal. Esse elemento é um dos mais práticos e potentes, pois elimina manchas e desinfeta tecidos, sem alterar a composição do pano.

Se você deseja branquear os estofados, vale a pena misturar sal com vinagre ou suco de limão, tal como na limpeza a seco.

Faça uso dos líquidos corretamente

Alguns truques, como a utilização de água gaseificada, soda e leite, podem dar uma cara nova ao estofado se aplicados corretamente. No caso da água gaseificada ou soda, elas podem ser utilizadas sob tecidos felpudos, visto que as borbulhas causam a efervescência que retira a sujeira.

Por sua vez, o leite é um ótimo líquido para retirar manchas. Antes de aplicá-lo é preciso fervê-lo, a fim de liberar as enzimas que agirão sob a parte manchada. É só deixá-lo atuar por alguns minutos e enxaguar com água depois. Convém ressaltar que os líquidos citados não podem ser utilizados em cadeiras de limpeza a seco.

Contudo não se esqueça de verificar as especificidades quando for limpar cadeira de tecido para não ter uma surpresa desagradável. Uma dica para evitar sujá-las é optar por uma capa ou manta para cobri-las.

E então, gostou do nosso artigo? Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário. Ele será muito importante para enriquecer o conteúdo!

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This