Como lavar tecido jacquard? Descubra aqui! - Dicas para lojas de decoração e móveis - Blog da Lartex

Como lavar tecido jacquard? Descubra aqui!

lavar tecido jacquard

Criado por Joseph-Marie Jacquard, em 1801, o tecido jacquard é um sistema de teares de cala no qual é possível criar desenhos e transmiti-los em cada peça. É, sem dúvida, um símbolo de alta sofisticação. Todavia, quem o adquire sempre fica na dúvida sobre como lavar tecido jacquard.

E o questionamento é pertinente, pois como se trata de um tecido com muitos detalhes, é essencial utilizar os métodos certos para a higienização.

Então, para que você garanta a usabilidade e a qualidade por mais tempo desse tipo de material, apresentaremos algumas dicas de como lavar tecido jacquard. Continue com a gente e confira!

Opte pelo detergente neutro

A primeira opção para lavar tecido jacquard é utilizando detergentes de limpeza, optando sempre pelo tipo neutro. Use o produto com um copo de água morna, molhando um pano e passando pela região que deve ser higienizada.

Você também pode adotar escovas com cerdas macias, esfregando suavemente o local, a fim de evitar rasuras ou desgastes no tecido.

Utilize panos de microfibra

Outra opção de limpeza é a utilização de panos de microfibras. Eles são excelentes para a retirada de manchas no tecido.

Para obter um resultado mais consiste, é importante aplicar o pano no momento em que o contratempo aconteceu. Quanto mais tempo esperar, mais difícil será a remoção da mancha. É importante também que o pano de microfibra seja de cor clara.

Você deve pressionar o local até que o líquido derramado seja absorvido. Não esfregue ou faça movimentos longos, assegurando que a mancha não se espalhe ou danifique o tecido jacquard. Quando a mancha tiver sido removida, finalize a operação com o uso do detergente — apresentado no primeiro tópico.

Aplique o aspirador de pó

lavar tecido jacquard

Para uma limpeza completa, também é essencial a retirada de todo o pó do tecido. Em residências com animais de estimação, como cães e gatos, essa é uma das principais preocupações dos usuários.

A tecnologia pode ser a sua aliada nessa limpeza. Utilize um aspirador de pó automático para melhorar a qualidade do tecido e diminuir o acúmulo de poeira.

Para os donos de pets, há uma ótima dica para remover os pelos dos animais, que ficam grudados no tecido jacquard. Você só vai precisar de um rolo de fita adesiva.

Basta enrolar uma boa quantidade de fita na mão, com a parte adesiva para o lado de fora, e esfregar suavemente por todo o local, deixando a cola do produto retirar todos os pelos.

Invista em uma limpeza diária

lavar tecido jacquard

Todas as dicas apresentadas são importantes e de fácil aplicação para qualquer pessoa. Porém, não há nada melhor do que garantir a limpeza do tecido no dia a dia. Afinal, com certeza você já ouviu que prevenir é melhor do que remediar.

Logicamente, a limpeza geral deve ser feita em algum momento, mas com um cuidado prévio você facilita o trabalho. Assim, siga algumas recomendações que podem fazer toda a diferença na higienização do seu tecido jacquard:

  • utilize porta-copos a fim de evitar o contato direto do copo com o tecido;
  • tenha lenços umedecidos ou panos de microfibras sempre por perto;
  • não coma doces ou salgados em cima do tecido.

Enfim, estas foram as dicas práticas para obter melhores resultados na hora de lavar tecido jacquard. É importante considerar esses métodos na hora da limpeza, pois uma higienização equivocada pode comprometer a durabilidade do seu tecido. Utilize as dicas e tenha sempre o jacquard mais bonito e luxuoso na sua casa ou estabelecimento.

 

Gostou das dicas de limpeza? Então, aproveite para conhecer alguns lindos tecidos para decoração!

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This