Como lavar cada tecido? Aprenda agora as principais dicas! - Dicas para lojas de decoração e móveis - Blog da Lartex

Como lavar cada tecido? Aprenda agora as principais dicas!

Já parou para pensar em como os tecidos que usamos no dia a dia podem se desgastar facilmente se não receberem os cuidados corretos?

Caso a resposta seja negativa, talvez seja a hora de mudar os hábitos. Afinal, essas precauções são bastante simples e começam pelo ponto mais básico: entender como lavar cada tecido. Isso inclui qualquer tipo de peça, como capas de almofadas, colchas, cortinas e até suas roupas.

E aí, achou interessante e quer descobrir os segredos da lavagem de cada tipo de tecido? Então, continue a leitura!

Jacquard

Utilizado em diversos elementos da moda e decoração, o tecido jacquard tem como uma de suas características principais a grande durabilidade, promovida pela padronagem complexa do entrelaçamento de seus fios. Sem os cuidados corretos, entretanto, até esse tecido nobre pode ser danificado, perdendo o seu requinte e beleza. Por isso, é importante seguir algumas recomendações.

A lavagem, por exemplo, deve ser a seco. Não é indicado lavar o jacquard na máquina, visto que o aparelho pode danificar a estrutura desse tipo de tecido.

O uso de alvejante também não é recomendado, pois esse produto prejudica a estética do jacquard. Após a lavagem, caso você deseje passá-lo, mas lembre-se de não utilizar vapor e de usar temperatura abaixo de 110° C.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Jeans

Um dos tecidos mais democráticos e populares da moda, os jeans são altamente resistentes, duráveis e de fácil lavagem. Embora muitas pessoas não saibam, o termo jeans é o nome popular dado ao tecido denim, que é feito de algodão. Os fios desse tipo geralmente são tingidos de azul índigo e têm diversas gramaturas.

Por ser um tecido pesado, é importante não colocar muitas peças na máquina de uma vez só, pois isso pode prejudicar o desempenho do aparelho. Também, é indicado não misturá-lo com outros tipos de tecido, pois a peça pode soltar tinta.

Além disso, uma dica para a lavagem é acrescentar um pouco de sal de cozinha e vinagre na água fria para facilitar a limpeza. Por fim, o tecido deve ser lavado do lado avesso e passado em temperatura alta com bastante vapor.

Algodão

Obtido a partir de um vegetal chamado Gossypium, o algodão é uma fibra macia utilizada para fazer diversos tipos de tecido, entre eles está a própria malha de algodão. É muito conhecido pela sua versatilidade e conforto, sendo usado desde os tempos primitivos.

Na lavagem, é recomendado deixar esse tecido de molho e lavá-lo do lado avesso, para evitar que pelos de outras peças grudem no artigo. Também, é importante sempre usar amaciante, isso hidrata as fibras e promove mais durabilidade ao material. Já na hora de passar, pode-se optar por uma temperatura alta e usar bastante o vapor do ferro.

Poliéster

Finalizando nossa lista de dicas sobre como lavar cada tecido, trazemos o poliéster. Trata-se de um tecido sintético mais barato do que os de fibras naturais, já que é feito com a fibra poliéster, que é derivada do petróleo.

Uma característica interessante é que ele preserva as cores por mais tempo e não amassa facilmente. No entanto, ele pode reter odores, o que torna a sua lavagem correta ainda mais importante.

Por ser um tecido leve, o poliéster não precisa ser deixado de molho antes da lavagem. Você pode lavá-lo à mão com água morna e sabão comum, mas, caso utilize a máquina, é importante optar pelo ciclo de lavagem rápida e centrifugação lenta. Finalmente, como ele não é muito resistente ao calor, deve ser passado em temperatura baixa e sem vapor.

Agora, você já sabe como lavar cada tecido e não corre o risco de danificá-los. Lembre-se de que, apesar de ser um pouco mais trabalhoso, ao aplicar as técnicas corretas para cada tipo de tecido, você conseguirá mantê-los muito mais conservados e aumentar a sua durabilidade.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como lavar cada tipo de tecido? Então, não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais. Assim, seus amigos também ficam por dentro do assunto!

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This