Como fazer painel de tecido com jacguard? Descubra aqui! – Dicas para lojas de decoração e móveis – Blog da Lartex

Como fazer painel de tecido com jacguard? Descubra aqui!

Você sabe como fazer painel de tecido? Essa é, com certeza, uma das dúvidas mais recorrentes da internet. E isso não é à toa, a possibilidade de criar sozinho(a) algo de grande criatividade e usabilidade é, de fato, um ótimo chamariz.

Para garantir maior beleza e durabilidade ao seu painel, as nossas dicas serão baseadas no jacquard. Um tecido criado no final do século XVIII por Joseph Marie Jacquard. Com texturas e desenhos formados pelo cruzamento dos fios, o material transparece elegância e harmonia decorativa.

Então, para responder a sua dúvida sobre como fazer esse painel, apresentaremos um passo a passo de sucesso utilizando o jacguard. Continue com a gente!

Adquira os materiais necessários

O primeiro passo para montar o seu painel de tecido é juntar todo o material necessário. A boa notícia é que os itens são fáceis de encontrar e de simples manuseio. Você precisará de:

  • peça para união e parafusos;
  • tecido jacquard;
  • fita dupla face;
  • chave philips;
  • grampeador;
  • furadeira;
  • madeira;
  • martelo.

Com a exceção do jacquard, todos os outros objetos podem ser adquiridos em qualquer casa de material de construção. Por isso, essa primeira parte não apresenta nenhuma complexidade.

Monte o esboço do painel com a madeira

Com todos os materiais à disposição é hora de colocar a mão na massa. A primeira ação efetiva é a montagem do “esqueleto” do painel. Para isso, você utilizará as quatro peças de madeiras:

  • 2 peças = 1,80 x 6 cm
  • 2 peças = 1,30 x 6 cm

Junte as madeiras para formar o painel e utilize as ferramentas chamadas de “União” para fixá-las. Não se esqueça de apertar todas com parafuso. Feito isso, você terá pronto o esboço do projeto.

Coloque o tecido jacquard embaixo da moldura

O próximo passo é cortar o tecido jacquard e encaixá-lo por baixo da moldura de madeira. Certifique-se que toda superfície do painel esteja coberta, estique bem e utilize o grampeador para fixar. Não há um limite para o uso do grampeador, aperte onde achar necessário.

A tesoura também servirá para você cortar os excessos de pano. Afinal, na hora de medir, você sempre deve considerar uns centímetros a mais. Por isso, ao sobrar tecido, apare com a tesoura.

[rock-convert-pdf id=”1129″]

Enfeite o painel da maneira que quiser

Após colocar e grampear o tecido jacquard, o seu painel estará pronto. Agora é o momento de adicionar enfeites ou outros itens que desejar. Utilize a fita dupla face para prender os objetos e evitar que o pano suje ou rasgue.

O interessante é que o painel pode ser colocado em qualquer cômodo da casa como parte da decoração, ou mesmo utilizado para um fim específico, por exemplo, arrumação de festa de aniversário. A decisão fica por conta da sua criatividade.

Enfim, esse foi o nosso passo a passo de como fazer painel de tecido. Embora a estrutura possa ser montada com outro tipo de material, a escolha pelo jacquard é um fator óbvio. O jacquard pode ser aplicado em diversos elementos de decoração e, ainda assim, conferir modernidade e sofisticação ao ambiente. Sem dúvida, é o único que pode garantir personalidade e charme ao seu painel.

Que tal permitir que os seus amigos também montem seus próprios painéis? Compartilhe esta postagem nas suas redes sociais?

 

Deixe um comentário