Afinal, como combinar dois papéis de parede? - Dicas para lojas de decoração e móveis - Blog da Lartex

Afinal, como combinar dois papéis de parede?

Para quem é apaixonado por decoração, cada mínimo detalhe no design de um projeto é importante, inclusive a forma como as paredes vão ser revestidas e enfeitadas. E um dos itens mais utilizados para esse fim é o famoso papel de parede.

Acontece que, por causa da grande variedade de cores, texturas e estampas disponíveis, nem sempre conseguimos escolher apenas um. Fica a questão: afinal, como combinar dois papéis de parede corretamente para criar um ambiente harmonioso e elegante?

Então, quer descobrir a resposta para essa dúvida? Acompanhe este post e veja algumas dicas para usar mais de um papel de parede sem erro!

Escolha uma paleta de cores

A escolha de uma paleta de cores para a decoração é primeiro passo para se combinar dois papéis de parede diferentes. Esse ponto é fundamental, pois cores em excesso — ou mesmo uma única cor, usada da forma incorreta — quebram a harmonia do ambiente, criando um visual poluído e desagradável.

Por isso, antes mesmo de escolher os papéis de parede que vão entrar na composição, é preciso definir qual a cor base da decoração. Feito isso, fica fácil identificar outros tons para complementá-la e que podem ser usados tanto nos papéis de parede quanto nos objetos decorativos do seu lar.

Entenda o efeito visual das estampas

Para combinar dois papéis de parede distintos, você precisa dar atenção ao efeito visual que as estampas escolhidas proporcionam. Cada tipo de desenho gera uma impressão ou ilusão de ótica diferente e, se não forem combinados corretamente, eles vão “brigar” entre si.

Então, lembre-se: para decorar ambientes pequenos e criar a impressão de amplitude, opte por cores claras e estampas pequenas. Agora, para espaços grandes, cores escuras e estampas maiores trazem a sensação de proximidade e aconchego.

Caso queira passar a ideia de um ambiente mais alto, prefira papéis de parede com listras ou desenhos de padronagem vertical. Mas se o objetivo é deixar o espaço mais largo, combinar estampas e listras horizontais é a melhor opção.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Mescle estampas de tamanhos diferentes

Ao decorar um ambiente, você tem que buscar o ponto de equilíbrio ideal entre os elementos. Óbvio que essa dica também vale para quem quer aprender como combinar dois papéis de parede. Nesse caso, o ponto de equilíbrio pode ser encontrado facilmente, ao utilizar estampas com tamanhos diferentes.

Mesclar duas estampas de tamanhos distintos traz mais elegância ao projeto e imprime um certo ar de inovação no ambiente.

Para fazer a decoração de um quarto infantil, por exemplo, uma boa pedida é combinar estampas listradas com desenhos de bonecas, personagens, carros, animais, entre outros. Já para a sala de estar, a combinação de arabescos e poás é muito eficaz.

Prefira bases neutras

As cores neutras são sempre uma peça-chave na decoração. Elas têm diversas vantagens, por exemplo:

  • são fáceis de combinar;
  • não sobrecarregam o ambiente;
  • dão mais requinte ao projeto.

Além disso, usar essas cores como base traz mais liberdade para incrementar a decoração com objetos de tons mais vibrantes e até mesmo para combinar dois papéis de parede.

Logo, a dica aqui é bastante simples: dê preferência a estampas com bases de cores neutras, como cinza, branco, preto e os tons pastel. E se você não quiser abrir mão de cores mais chamativas no seu papel de parede, não se preocupe! Elas também são permitidas, mas devem estar apenas nos detalhes da estampa.

Agora você já sabe como combinar dois papéis de parede corretamente e pode criar um visual cheio de estilo e elegância para o seu lar. Antes de nos despedirmos, temos uma dica-bônus para dar: outra opção incrível que pode ser usada no lugar do papel de parede são os tecidos adesivos. Eles são versáteis e fáceis de aplicar. Na loja virtual da Lartex tem várias opções incríveis!

Gostou das dicas e quer se aprofundar ainda mais no assunto? Então, aproveite a visita ao blog e descubra como escolher tecidos para revestimento de parede!

 

Powered by Rock Convert
Deixe um comentário

Share This