5 dicas para usar estampas étnicas na decoração - Dicas para lojas de decoração e móveis - Blog da Lartex

5 dicas para usar estampas étnicas na decoração

As estampas étnicas são aquelas que remetem à cultura ou representação de uma determinada etnia. As mais populares nas decorações são as estampas indianas, africanas, turcas e japonesas, por serem etnias que utilizam muitas cores diferentes e padrões nas imagens e, consequentemente, agregam muito para o estilo da decoração.

É possível utilizar as estampas étnicas de acordo com a decoração da sua casa, seja ela mais rústica, sóbria, contemporânea ou divertida. A diferença vai aparecer na escolha dos objetos que levam a estampa e no padrão e cores ecolhidos.

Para ajudar você a entender melhor como utilizar as estampas étnicas na sua decoração, separamos 5 dicas. Acompanhe!

1. Escolha o tipo de estampa para a sua decoração

As estampas podem ser utilizadas de diversas formas na decoração, mas é importante que elas tragam um tipo de harmonia para o conjunto final. Se você for do tipo de pessoa que gosta de uma decoração diferente, pode escolher, por exemplo, várias estampas diferentes, mas que tenham um tom ou padrão comum a todas.

Porém, se você gosta de uma decoração mais “clean”, aposte apenas em um tipo de desenho e utilize ele em conjunto com móveis de tons sólidos. É possível, inclusive, apostar apenas nas estampas étnicas nas cores preto e branco, se não quiser colocar muitas cores.

Se você ainda não sabe o seu estilo de decoração, clique aqui.

2. Escolha o tipo de tecido

O tecido faz toda a diferença no aspecto da casa e, para objetos com padrões desenhados, ainda mais. Existem duas formas principais para sua fabricação: a estampa, em que um tecido branco recebe, seja por calor, pressão ou impressão, o desenho escolhido, e a tecelagem, em que o desenho é construído pelo entrelace de cada fio, dando textura e durabilidade para a peça.

Se você busca um aspecto mais original e sofisticado, indicamos que você opte pelo último processo, utilizando o tecido Jaqcuard.

3. Escolha os itens que receberão as estampas étnicas

estampas étnicas na decoração

Como falamos, a quantidade de itens ou tamanho dos objetos utilizados que você vai escolher para receber a estampa depende do que você quer: se uma decoração mais original ou mais “clean”.

Se você deseja ir para o lado do “clean”, opte pelos objetos que são complementos da decoração, como, por exemplo, almofadas, forros de mesa, mantas, cadeiras, tapetes e até, quem sabe, cortinas.

Mas, se prefere inovar, por que não misturar várias estampas e colocar, por exemplo, o seu sofá ou poltrona estampados? O segredo aqui é apenas saber harmonizar todos os pontos, escolhendo uma única cor ou padrão como ponto de partida.

4. Use as estampas com moderação

Por mais que você queira unir diversos tipos estampas étnicas, suas cores e texturas, para criar um ambiente mais descontraído, certifique-se de que não está passando dos limites e deixando a decoração confusa.

Uma dica interessante é concentrar, em um mesmo espaço, no máximo 3 tipos diferentes de estampas, principalmente se elas forem muito coloridas.

5. Contraponha as estampas com cores neutras

estampas étnicas na decoração

Se você escolheu, por exemplo, um sofá todo estampado, opte por almofadas com tons mais sólidos e vice-versa. O mesmo vale para todos os outros cômodos da casa. Tenha sempre algum objeto de tom mais claro ou sólido próximo ao objeto que seja mais colorido, até para que você possa realçar a sua presença.

Gostou das dicas para usar estampas étnicas na decoração? Pois saiba que as almofadas também são itens com presença forte e que podem mudar a cara da sua decoração. Não deixe de acompanhar nosso guia para utilizá-las da melhor maneira e dar força ao seu ambiente!

Deixe um comentário

Share This