Saiba Como escolher Tecidos de Parede - A Lartex te ajuda.

Como escolher tecidos para revestimento de parede?

Saiba Como escolher Tecidos de Parede - Lartex

Versáteis, elegantes e fáceis de aplicar, os tecidos na parede permitem uma grande variação de tons, texturas, estampas e efeitos. São uma alternativa interessante para sair da mesmice na decoração pois enriquecem automaticamente o ambiente e costumam apresentar valor competitivo quando comparados aos papéis de parede, por exemplo.

Portanto, tecidos para revestimento de parede não podem faltar em uma boa loja de móveis e decoração. Até mesmo porque, com a facilidade para aplicar e retirar o material pelos próprios consumidores, a demanda por novidades será constante.

Mas como escolher o tecido ideal para o revestimento das paredes? A alternativa é viável em qualquer ambiente? Como realizar a aplicação? Pensando nessas dúvidas, reunimos algumas dicas práticas para que a sua loja oriente bem seus clientes no projeto de bricolagem, garantindo atendimento de excelência. Vamos a elas?

É permitido revestir as paredes de qualquer ambiente?

Os revestimentos em tecido funcionam melhor nas paredes de ambientes secos, como hall, salas, escritórios, quartos. Nesses espaços, o efeito vai durar muito mais tempo e os cuidados serão bem mais fáceis. É só espanar uma vez por semana ou utilizar um aspirador.

É bom evitar aplicar a técnica em cozinha e banheiro, por exemplo. A umidade vai fazer com que a cola utilizada enfraqueça rapidamente e o tecido pode ser danificado, podendo até apresentar mofo. Na cozinha, o cheiro dos alimentos pode grudar no material.

De toda forma, pessoas que sofrem de rinite ou outros problemas respiratórios devem ficar atentas. Se for esse o caso, usar o material em um ambiente como o quarto pode causar crises bem desagradáveis, pois é comum que o tecido acumule poeira.

Quais são os melhores tecidos para revestimento de parede?

Há uma infinidade de possibilidades, mas vamos tratar de algumas que funcionam bem em vários projetos.

Uma das melhores opções é o jacquard, que apresenta grande resistência e durabilidade, além de garantir uma textura bem sofisticada. O alto relevo suave do trabalho é excelente para quem quer uma sala requintada e clássica, por exemplo, ou mesmo para quem deseja contrapor luxo com toques de modernidade nos móveis e decoração, trabalhando contrastes.

Tecidos de tricoline também apresentam certa resistência, mas são mais leves. O efeito é bonito e delicado, mas é bom lembrar que tecidos muito finos podem “carimbar” a parede com suas estampas devido ao contato com a cola. O piquet, leve e macio, também funciona para quem deseja textura.

Opções como jeans são bem-vindas em ambientes descontraídos e de proposta mais ousada. Já a juta e chita são materiais mais rústicos e vão bem com móveis de madeira de demolição, por exemplo. Suede, camurça e couro são opções para espaços aconchegantes e refinados.

Como realizar a aplicação?

Atualmente existem os tecidos adesivados que facilitam e muito a vida do consumidor, pois não há a necessidade de passar cola, uma vez que o próprio tecido já é adesivado. A colocação é simples e não necessita de um profissional.

Mas se escolher pelo modo tradicional, aplicar o tecido na parede é uma tarefa um pouco mais complexa e deve ser executada preferencialmente em dupla para que o efeito fique mais uniforme, sem bolhas ou partes enrugadas. Veja um passo a passo simples:

  1. Em primeiro lugar, garanta que a parede esteja limpa e lisa;
  2. Pregue o tecido com fitas antes de passar a cola, para garantir que o resultado não fique torto;
  3. Use um pincel largo com cola extra forte e água para a superfície da parede;
  4. Depois, é só esticar bem e ir pressionando o tecido com uma espátula, como se estivesse pregando um adesivo. Se bolhas persistirem, furar com uma agulha para liberar o ar resolve o problema;
  5. O ideal é ir pregando faixas do tecido e esperar secar totalmente para inserir a próxima;
  6. Quando o tecido estiver seco, corte as sobras com um estilete e curta a nova parede!

E então, se convenceu de que tecidos para revestimento de parede vieram para ficar? Para saber mais, entre em contato com a gente!

Para ficar por dentro de muitas outras dicas e novidades, curta a nossa página no Facebook e nos acompanhe pelo nosso perfil no Linkedin!

Se você gostou do nosso artigo e das curiosidades que apresentamos, e quer investir em tecido jacquard e peças únicas para a sua loja, entre em contato conosco e conheça as opções da LARTEX!

 

Deixe um comentário

Share This