Tecido Jacquard na Moda: Tendências e Utilizações - Lartex

Tecido Jacquard na moda: conheça a utilização e tendências

  • Home
  • Tendências
  • Tecido Jacquard na moda: conheça a utilização e tendências

Constantemente, a moda revive tendências que foram sucesso no passado. Não só as modelagens, mas também as combinações e até mesmo os tecidos voltam às passarelas reformulados. Bolsas, sapatos, acessórios e roupas, a aplicação do tecido Jacquard na moda, por exemplo, é bem vasta e mostra que o material, mesmo após séculos de sua criação, continua em alta.

Pensando nisso, criamos este artigo, qual falaremos o porquê desse tecido ser tão especial, como ele transitou da decoração para a moda, qual a diferença do Jacquard para os brocados e as tendências de sua aplicação na moda em 2018. Continue a leitura e confira!

Por que o Jacquard é tão especial?

Desde a sua criação no século XVIII, o Jacquard foi produzido com o intuito de ser um tecido diferenciado dos demais. O que o torna tão especial é justamente a maneira como os fios são entrelaçados, criando padronagens únicas, além de uma resistência maior em relação a outros tecidos, garantindo a durabilidade das peças nas quais ele é aplicado.

Além disso, o fato de ter essa padronagem diferenciada sugere a sensação de exclusividade às peças. Para quem gosta de moda, essa característica é importante, pois ajuda a criar um estilo único.

Como o tecido transitou da decoração para a moda?

A utilização de tecido de decoração em peças de roupas foi uma maneira das marcas criarem um diferencial no mercado. Na moda, por exemplo, essa é uma meta bastante almejada, até mesmo porque o setor se sustenta ao longo do tempo por apresentar novidades a cada temporada.

O tecido Jacquard é um dos materiais que melhor se adaptam ao uso no vestuário. Fazer essa transição entre a decoração e a moda colaborou para que as grifes pudessem lançar tendências e ter mais versatilidade para criar acessórios e sapatos com a mesma padronagem. No caso do Jacquard, as peças adquirem um ar mais vintage e são, por exemplo, uma aposta perfeita para o inverno.

Qual a diferença entre o brocado e o Jacquard?

É comum que haja confusão entre o brocado e o Jacquard, mas eles possuem algumas diferenças. Enquanto o brocado é decorado muitas vezes com detalhes em seda colorida, garantindo o alto-relevo e uma aparência bordada, o Jacquard forma os desenhos por meio de entrelaçamentos dos fios de trama e urdume.

A semelhança entre ambos os tecidos é que eles possuem padronagens ricamente detalhadas, o que muitas vezes mistura fios brilhantes, como mostramos. Isso traz ainda mais originalidade às peças em que são aplicados.

Quais as tendências do tecido Jacquard na moda?

A textura do Jacquard confere bastante elegância à moda. As tendências para as próximas temporadas são a aplicação em calçados roupas, trazendo aquele toque mais clássico às peças. Grifes como Dolce & Gabbana e a Erdem criaram looks completos feitos com o tecido, especialmente vestidos e conjuntos de calça e blazer.

No Brasil, várias marcas de sapatos têm apostado em sapatos fabricados com o Jacquard, desde mules até botas. O interessante é que o acabamento do tecido dá um up nos itens. Alguns, inclusive, misturam o estilo clássico (por meio do tecido) e contemporâneo (formato do salto), tornando a peça mais exclusiva.

É fato que o tecido Jacquard na moda é bastante versátil e sua aplicação garante peças únicas que trazem à tona o estilo vintage. Sem dúvidas, a decoração deu de presente à moda um tecido requintado e belo, fazendo com que o investimento nele valha a pena.

Agora, voltando para a decoração, quer aprender mais sobre como aplicar o Jacquard em tapetes decorativos? Leia o nosso artigo!

Acompanhe-nos no Facebook, Linkedin e YouTube e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Se você gostou do nosso artigo e das curiosidades que apresentamos, e quer investir em tecido jacquard e peças únicas para a sua loja, entre em contato conosco e conheça as opções da LARTEX!

Cadastre-se para receber as nossas novidades

Deixe um comentário

Share This