Como Definir o Tamanho de Almofada Ideal? - Lartex

Como definir o tamanho de almofada ideal para a decoração?

  • Home
  • Tendências
  • Como definir o tamanho de almofada ideal para a decoração?

Com uma variedade de texturas, cores e tamanhos, as almofadas fazem toda a diferença na composição dos ambientes. Seja na sala de estar, na varanda ou nos quartos, elas proporcionam mais conforto e transformam a decoração de sua casa. As versões coloridas trazem vida e alegria para espaços mais sóbrios; peças lisas e com tecidos finos dão um toque delicado aos ambientes.

Escolher os modelos ideais, porém, pode não ser uma tarefa tão simples. Além de combinar tecidos, estampas e tons, o tamanho de almofadas também é um ponto importante na hora de decorar seu espaço. Confira aqui algumas dicas para acertar na hora da escolha!

Tendências na decoração

Antes de tudo, se você deseja uma decoração exclusiva e com a sua cara, é preciso ficar por dentro das novidades e tendências, não é mesmo? Assim, você pode misturar o que está em alta ao seu gosto pessoal. Vamos a alguns exemplos de estilos:

  • clássico, com cores sóbrias, tecidos finos e lisos;
  • industrial, tendência do momento, com cores e materiais aparentes;
  • retrô, com florais e geométricos e uso de cores;
  • noir, com decoração em preto e branco;
  • rústico, inspirado nas casas de campo, com peças artesanais, tecidos crus e vime;
  • romântico, com objetos curvilíneos, uso de seda, veludo, mistura de tons pastel com cores mais fortes, além de florais.

Para expressar sua identidade na decoração, aposte na diversidade dos tecidos disponíveis. Para as almofadas, é necessário saber como escolher o mais adequado para cada ambiente ― os mais utilizados são os de algodão, suede, linho, seda e chenille.

Outro tecido muito indicado para estofamento e almofadas é o jacquard. Diferentemente da estamparia, os desenhos e padrões são feitos do próprio entrelaçamento entre os fios. Assim, o material torna-se mais durável, sofisticado e único.

Tamanho de almofadas e formatos

Além dos tecidos e cores, na hora da escolha das almofadas atente-se para o tamanho do móvel em que você vai colocá-las. No sofá e nas poltronas, por exemplo, as dimensões das almofadas não devem ultrapassar a altura do encosto para que o móvel não fique escondido. Já um modelo muito pequeno perde o foco na decoração e deixa o espaço pouco aconchegante.

O formato das almofadas ― que podem ser redondas, quadradas ou retangulares ― também depende do tamanho do móvel; se o encosto do seu sofá ou poltrona for baixo, por exemplo, opte por peças retangulares. Hoje também é possível encontrá-las em formatos inusitados, como unicórnios, cupcakes e bichinhos, para ambientes mais descontraídos e jovens.

Quantidade certa de almofadas

O número de almofadas também deve ser proporcional ao tamanho do móvel e ser compatível com o ambiente. Uma sala de TV, por exemplo, pede maior quantidade por ser um local que necessita de mais conforto; para sofás com apenas dois lugares, um par de modelos pequenos ou grandes em cada ponta já é o suficiente para harmonizar e trazer aconchego.

Um truque prático que você pode usar é combinar números ímpares de almofada para uma decoração moderna. Se utilizar três, por exemplo, coloque uma em cada ponta e uma no meio; se optar por cinco, combine duas em cada ponta e uma no meio. Se o seu ambiente é mais clássico, opte por números pares, priorizando a simetria.

Combinações de tamanhos diferentes

Depois da escolha dos tamanhos, formatos e quantidade, é hora de organizar as almofadas. Deixe as maiores atrás; logo em seguida, coloque as quadradas e retangulares de tamanho menor e, em frente, as redondas.

Modificar um ambiente costuma ser muito demorado e trabalhoso, mas você pode utilizar algumas dicas escolhendo itens pontuais na decoração. As almofadas são ótimas opções para renovar sua casa; seus diversos formatos, cores e texturas devem refletir a personalidade dos moradores.

No entanto, escolher o tamanho de almofadas ideal requer certo cuidado, como analisar a proporção dos móveis onde serão colocadas e a quantidade necessária para um espaço harmônico. Escolha sempre peças com qualidade, que têm maior durabilidade e não comprometem a decoração.

Gostou do post? Para saber mais sobre como dar um toque especial à decoração utilizando almofadas, baixe agora mesmo nosso ebook e veja como modificar seus ambientes com conforto, economizando tempo e dinheiro!

Acompanhe-nos no Facebook, Linkedin e YouTube e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Se você gostou do nosso artigo e das curiosidades que apresentamos, e quer investir em tecido jacquard e peças únicas para a sua loja, entre em contato conosco e conheça as opções da LARTEX!

Cadastre-se para receber as nossas novidades

Deixe um comentário

Share This