Qual Estilo de Decoração Mais Combina com Você? - Lartex

Veja 6 estilos de decoração e descubra qual mais combina com você

  • Home
  • Tendências
  • Veja 6 estilos de decoração e descubra qual mais combina com você

Os diferentes estilos de decoração permitem muitas possibilidades para dar um conceito bem definido aos ambientes. Essas propostas podem aparecer desde as ideias mais simples até as mais modernas.

Na hora de decorar uma residência é comum ter dúvidas sobre qual estilo seguir. Então, nesse momento, é importante conhecer várias linhas e identificar qual combina mais com você.

Para lhe ajudar nessa decisão separamos 6 tipos de decorações diferentes. Conheça cada uma delas e veja qual a agrada mais!

1. Estilo rústico

Esse estilo busca um ar mais campestre e industrial, mixando elementos dessas duas linhas para chegar no conceito rústico. Entre as características mais marcantes estão os móveis de madeira, que geralmente são mais crus, sem verniz ou acabamento muito trabalhado, além de itens de alumínio com aparência desgastada.

Apesar de parecer algo desleixado, o estilo rústico tem um charme único e é perfeito para quem busca algo menos moderno para dentro de casa. Esse tipo de decoração é muito comum em fazendas e casas de campo, mas pode perfeitamente ser levado para residências urbanas.

Para apartamentos mais contemporâneos o ideal é buscar a madeira nos móveis, como mesas de jantar e de centro. Na cozinha, panelas, cafeteiras e talheres de metal, com um acabamento envelhecido, também dão o toque da proposta rústica.

2. Estilo minimalista

O minimalismo é um dos estilos de decoração mais aclamados ultimamente. Sob a ideia de “menos é mais”, é possível fazer algo clean e sofisticado, oferecendo amplitude visual a cômodos e trazendo uma ideia de modernidade, sempre trabalhando com uma paleta de cores que varia muito pouco além do branco.

Nas salas, os móveis são poucos e bem objetivos: uma estante (geralmente branca), um sofá, uma poltrona e, no máximo, uma mesa de centro. Os objetos decorativos se limitam a vasos de planta e um ou dois quadros. Os quartos contam com camas com colchas sem estampas, bem sóbrias, um closet e uma poltrona para relaxar.

A ideia central do minimalismo é a praticidade e a sobriedade nas cores, sem estampas em sofás ou tonalidades muito impactantes. A aplicação desse estilo dá um nível alto de sofisticação à casa, além de proporcionar uma maior sensação de amplitude, devido à redução de móveis e objetos, além das cores sólidas.

3. Estilo escandinavo

O frio e a predominância de dias escuros na região escandinava deram origem a um dos grandes estilos de decoração que existem atualmente. Nesse conceito, a proposta é ter uma residência muito aconchegante, mixando a cor branca com itens de madeira e tecidos mais quentes em sofás, almofadas e poltronas.

A grande busca nessa decoração é iluminar o ambiente, o que era uma demanda para os países escandinavos, onde o inverno proporcionava dias mais escuros, por isso a predominância do branco nas paredes e dos móveis. O estilo mais tradicional, característico dessa cultura, aparece em móveis de madeira, não necessariamente com aspecto antigo, e nas mantas em sofás, nas almofadas e nas poltronas de linho.

É possível fazer essa decoração em lugares mais quentes, mas ela se encaixa muito bem em casas de campo ou simplesmente para residências situadas em locais mais frios. Desse modo, além de deixar o local aconchegante, a decoração escandinava também traz mais iluminação para a casa.

4. Estilo Retrô

Assim como a moda, a decoração também traz de volta o que já fez muito sucesso no passado. É sob essa tendência que o retrô faz tanto sucesso, com um toque de nostalgia, mas sem perder a modernidade, graças a estilos de decoração que ousam e permitem que ambientes se destaquem.

Esse conceito traz, principalmente, uma paleta de cores mais chamativa, com o azul, o amarelo e o vermelho aparecendo bastante em poltronas, sofás e até mesmo em paredes, que também podem agregar estampas graças aos adesivos. Na cozinha, geladeira colorida e armários de madeira são muito marcantes.

É preciso ter atenção para não exagerar na hora de aplicar uma decoração retrô! Ela é naturalmente mais chamativa e com cores fortes, então é importante saber equilibrar. Uma opção legal é garimpar lojas de antiguidades e brechós para achar objetos decorativos, assim é possível dar o toque diferencial à decoração.

5. Estilo clássico

Um dos estilos de decoração mais luxuoso, o clássico tem um ar antigo e muito requintado, relembrando as grandes mansões das famílias imperiais. Mesmo tendo essa referência mais retrô, ele está sempre entre os conceitos que ainda podem ser aplicados, de acordo com as preferências de seus adeptos.

Nos móveis, a madeira com design bem trabalhado e acabado, envernizada e brilhante, se mistura com os estofados confortáveis, sempre com muitos detalhes. O mármore também aparece bastante em mesas, nos próprios pisos e até mesmo em paredes, dando um toque muito luxuoso.

Nos objetos decorativos as luminárias são bem elaboradas e remetem muito bem o estilo clássico. Nos quartos as camas são muito confortáveis, com colchas bem trabalhadas e estampadas.

6. Estilo boho chic

Uma das mais diferentes propostas de estilos de decoração, a linha boho chic segue uma linha um tanto quanto alternativa, com uma estética hippie, remetendo muito aos anos 70, misturando cores e padronagens étnicas.

Essas características de estampas aparecem fortemente em mantas para sofás, almofadas e tapetes. A mobília pode ser mais discreta, em madeira, para mesclar com um toque mais moderno e sofisticado. Peças em camurça e couro também entram muito bem, especialmente em estofados.

O conceito dessa decoração é trazer uma estética mais colorida para deixar os ambientes mais vivos e com essa aparência bem anos 70. Com o equilíbrio certo entre tonalidades e sem exagerar nas referências retrôs, o boho chic pode ser uma opção muito legal e até mesmo contemporânea para se aplicar em uma residência.

Os diferentes estilos de decoração apresentados neste conteúdo servem para residências urbanas e mais campestres. Com essas opções você pode fazer a melhor escolha de acordo com seu gosto pessoal e também com a sua casa. E aí, qual você gostou mais?

Agora que você já conhece melhor essas diferentes linhas de decoração, compartilhe este post em suas redes sociais para que outras pessoas também possam escolher um estilo!

Gostou das nossas dicas? Acompanhe-nos no Facebook, Linkedin e YouTube e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Se você gostou do nosso artigo e das curiosidades que apresentamos, e quer investir em tecido jacquard e peças únicas para a sua loja, entre em contato conosco e conheça as opções da LARTEX!

Cadastre-se para receber as nossas novidades

Deixe um comentário

Share This