Maiores Varejistas de Decoração do Mundo - Lartex

Inspiração: quais são os maiores varejistas do segmento casa e decoração do mundo?

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No mundo da casa e decoração, a busca por inspiração é uma constante para os profissionais que atuam na área. Por meio dessa procura, é possível adquirir não só conhecimento, mas também obter insights que ajudam a impulsionar os negócios.

Pensando nisso, criamos este artigo que fala sobre os maiores varejistas do segmento casa e decoração do mundo. Além disso, mostramos como eles têm inspirado até os pequenos negócios a buscarem diferenciação. Continue a leitura e confira!

Etna

Apesar de ser relativamente nova no mercado — existe há 13 anos —, a Etna é uma grande referência quando se fala de casa e decoração no Brasil. Entre os itens comercializados pela empresa estão:

  • móveis;
  • objetos de decoração;
  • acessórios de cama, mesa e banho;
  • tapetes;
  • cortinas;
  • itens de utilidade doméstica e presentes.

O diferencial da Etna está em oferecer itens para estilos e também faixa etária diferentes. Ou seja, independentemente do momento da vida em que o consumidor esteja, ele tem a oportunidade de encontrar aquele objeto que falta para complementar a casa.

A referência para os pequenos negócios está justamente embasada nessa característica: oferecer variedade nos produtos. Por mais que o seu estoque não seja grande, procure variar as opções oferecidas para o público.

Outros diferenciais que podem ser utilizados como referência são as facilidades para os clientes que frequentam a loja. Entre elas estão um espaço com um café, infantário (onde as crianças podem ser deixadas enquanto os pais fazem as compras), ambientes assinados por arquitetos e que servem de inspiração para os consumidores que frequentam o local.

Ikea

A Ikea é uma multinacional referência no setor de casa e decoração. Ela já atua há algumas décadas no mercado, tendo sido fundada em 1943. Apesar disso, ela é considerada uma das empresas mais modernas do ramo, justamente por sempre colocar a inovação em primeiro lugar.

O diferencial dela está embasado em dois pilares: praticidade para o dia a dia do consumidor e preços atrativos. No primeiro caso, por exemplo, a Ikea é famosa por oferecer móveis que podem ser montados pelos próprios clientes com facilidade. Aliás, esse é um dos motivos que garantem os valores atrativos e mais baixos do que os praticados pela concorrência, sem a perda de qualidade.

No entanto, o destaque aqui para os pequenos negócios é o que ela tem feito nas redes sociais. Em 2014, por exemplo, a Ikea colocou todo o seu catálogo no Instagram. Mas não é só isso, em todos os seus perfis (existem diferentes para cada país) ela busca destacar os produtos em ambientes, ou seja, oferece inspiração de design para os clientes.

Como o marketing digital e as redes sociais são democráticas, é possível obter várias vantagens sendo um pequeno varejista. Entre elas, estão:

  • maior reconhecimento do público;
  • facilidade de comercialização para locais mais distantes;
  • valorização dos seus produtos.

Tok&Stok

Idealizada por dois franceses que vieram para o Brasil, a Tok&Stok surgiu em 1978 com a proposta de trazer um diferencial para o mercado de decoração do país. A ideia, desde o princípio, é aliar design de qualidade, produtos exclusivos e inovação constante. Não é por acaso que todos os dias a empresa coloca produtos novos em suas prateleiras.

Entre as suas especificidades existem alguns aspectos que se destacam perante os concorrentes e que fazem da varejista um sucesso. Aqui, podemos ressaltar o ambiente pensado para parecer um verdadeiro shopping do lar, com itens para todos os cômodos da casa e que atendem a diferentes estilos. Outra praticidade é o fato de a loja ter grande parte dos itens para retirada imediata.

O exemplo que a Tok&Stok dá aos pequenos varejistas é a busca constante por novidades nas prateleiras. Por exemplo, se você vende almofadas para decoração no seu estabelecimento, é possível investir em estampas diferentes e variar a oferta para o público.

Mas não é só isso. O fato de ter a maioria dos produtos a pronta entrega também é algo bastante atraente. Isso porque muitas vezes o consumidor deseja levar para casa imediatamente o item comprado. Por isso, mesmo que seja possível aplicar a estratégia apenas com itens pequenos, preze por essa disponibilidade.

Westwing Home

Essa loja é a mais nova da lista, tendo sido fundada em 2011. No entanto, mesmo com pouco tempo de existência, ela é referência mundial quando se fala em casa e decoração. Tanto é que, hoje, a Westwing Home está presente em 14 países.

A proposta da Westwing Home é totalmente diferente das demais aqui apresentadas: primeiro, ela nasceu na web para só depois ter pontos físicos de venda. Mas o que a diferencia vai além do e-commerce.

Além de uma curadoria apurada de decoradores e outros especialistas da área, o sistema de compra é diferente: são campanhas periódicas, com produtos exclusivos e que mudam constantemente. Outro detalhe diz respeito às promoções, que também são frequentes.

A Westwing Home traz diversas lições para o pequeno varejista, entre elas o exemplo de que a internet é uma ferramenta poderosa para atrair os consumidores modernos, já que se trata democrático, o que é excelente para quem está começando. Outro ensinamento diz respeito à variedade do que é oferecido, que serve como um termômetro para entender os hábitos de consumo. Tanto é que produtos que são populares costumam retornar às campanhas da marca.

Falando em marca, a Westwing Home tem um estilo diferente e prega isso em suas comunicações. Os clientes recebem as novidades diretamente do e-mail marketing disparado diariamente, ou seja, aguçando a curiosidade, pois a cada dia novidades chegam às lojas. Mesmo sendo pequeno, o seu negócio pode criar campanhas e enviar aos clientes, educando-os a verificar sempre o que chegou ao estoque.

Como foi possível ver ao longo do artigo, os grandes varejistas não são referências apenas por suas lojas, mas também pela criatividade com a qual conduzem as suas estratégias de atração de clientes. Os quatro citados no texto estão em proeminência, pois sabem como valorizar o seu melhor e fazer com que o cliente enxergue os benefícios de adquirir itens de casa e decoração com eles.

É possível colocar as lições dadas pelos grandes varejistas em prática, mesmo no pequeno varejo. Basta adaptar à sua realidade. Para ter mais efetividade nas suas estratégias, continue acompanhando os nossos conteúdos pelas redes sociais. Siga-nos no FacebookInstagramLinkedIn e YouTube!

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