Escapismo Indoor: Nova Tendência para Decoração - Lartex

Escapismo indoor: conheça esta tendência para decoração

O escapismo indoor tem se consolidado como uma das principais tendências de decoração na atualidade, capaz de transformar locais específicos de ambientes, trazer aconchego e uma ideia de particularidade.

O conceito aplicado na arquitetura e decoração tem um efeito muito característico, e proporciona espaços de relaxamento e concentração. Neste post, você vai entender melhor o que é o escapismo e como ele é contextualizado na composição de ambientes. Confira!

Entenda o escapismo indoor

Como o próprio nome sugere, o escapismo tem a ver com o ato ou a prática de escapar ou fugir de algo, nesse caso, da realidade cansativa e estressante. Quando o conceito é aplicado dentro da arquitetura e decoração, resulta em espaços específicos e bastante pontuais, nos quais é possível obter uma área diferente dos demais ambientes.

Nos cômodos em que o escapismo indoor é aplicado, é visível a proposta desse conceito. Uma sala de estar, por exemplo, pode se transformar em um cantinho aconchegante com almofadas, uma boa poltrona e quadros.

O escapismo também pode ocorrer em locais suspensos por escadas ou redes, em que é possível permanecer e relaxar tomando um café, lendo um livro ou, ainda, descansar e colocar os pensamentos em ordem.

Veja como aplicar o escapismo em casa

A aplicação do escapismo segue algumas premissas relacionadas ao conceito. Um local específico só vai realmente ter a ideia de fuga se apresentar características bastante particulares, que geralmente fogem à arquitetura e decoração tradicional, mas sem exageros.

Conforto

O primeiro ponto a ser pensado é em relação ao conforto, já que esse local deve prezar pelo descanso e relaxamento. Por isso, use poltronas acolchoadas, puffs e até mesmo colchões sob as janelas. O conjunto pode dar origem a um cantinho de leitura — algo muito comum na arquitetura de casas americanas e que tem ganhado espaço por se tratar de um ótimo recurso de escapismo.

Cores

Outro ponto importante e que deve ser levado em consideração é a escolha das cores. Tons pastel são os mais recomendados, já que eles são mais claros e tendem a transmitir calma e tranquilidade — sensações fundamentais na aplicação do escapismo em um ambiente.

Decoração

A composição do cômodo também deve ser pensada de maneira agradável. Vale usar plantas e quadros com referências interessantes, que agradem quem for se refugiar no espaço. É importante sempre buscar por descontração e leveza, quebrando possíveis estilos de decoração com viés mais moderno e industrial.

Móveis

Os móveis precisam ser arredondados, fugindo de designs mais sérios e das linhas retas que os itens contemporâneos costumam apresentar. As curvas deixam o ambiente menos sério e muito mais convidativo.

Localização

O local escolhido para a aplicação do escapismo também precisa se destacar entre os demais. O conceito geralmente é aplicado em cantos específicos da sala de estar. Para quem tem uma estrutura maior, redes suspensas são uma alternativa moderna e que pouco interfere na estrutura da casa. Os cantinhos de leitura, conforme citado, também são opções muito delicadas e pontuais, especialmente por ficarem próximas das janelas.

O escapismo indoor alia a funcionalidade da proposta de fuga à vantagem de ter um canto muito particular e bem-conceituado dentro de um ambiente residencial.

Foi ótimo saber mais sobre esse assunto tão interessante, não é mesmo? Aproveite e veja agora como usar desenhos na decoração de ambientes!

Acompanhe-nos no Facebook, Linkedin e YouTube e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Se você gostou do nosso artigo e das curiosidades que apresentamos, e quer investir em tecido jacquard e peças únicas para a sua loja, entre em contato conosco e conheça as opções da LARTEX!

Cadastre-se para receber as nossas novidades

Deixe um comentário

Share This