Dicas práticas para sua loja de decoração - Lartex

4 dicas práticas para fidelizar clientes da sua loja de decoração

  • Home
  • Gestão
  • 4 dicas práticas para fidelizar clientes da sua loja de decoração
Dicas práticas para a sua loja de decoração - Lartex

Se um cliente faz uma grande compra de móveis na sua loja, é bem provável que suma ou volte só depois de uma eternidade, certo? Errado! Esse pode até ser um bem durável, mas a decoração de ambientes pode e deve ser sempre renovada, o que significa que existe um alto potencial para que compradores sejam fidelizados.

Há sempre um cantinho ou outro da casa merecendo mais um móvel, um objeto de decoração diferente, uma reforma de estofados ou até mesmo umas lindas almofadas novas. Situações e gostos mudam e, com eles, a necessidade de redecorar surge. Por isso, nada de desculpas: se o seu cliente não volta, não é porque não deseja ou não precisa de novos itens, mas porque não foi efetivamente conquistado.

Para fidelizar clientes e garantir sucesso nas vendas, é preciso estabelecer um relacionamento contínuo que faça com que seu público reconheça sua loja como aquela que oferece a melhor experiência de compra e que agrega valor. Que realmente se preocupa com sua satisfação e opinião e que preza por um atendimento personalizado.

Mas como garantir que seus clientes sejam fidelizados depois de atraídos? Como ganhá-los de vez e mantê-los ativos? Aqui, listamos 4 dicas práticas para ajudar você nessa missão!

1. Crie um programa de fidelidade

Programas de fidelidade têm a capacidade de selar uma parceria mútua: quanto mais você prioriza os clientes da sua loja, mais eles priorizam o seu negócio na hora de fazer as compras. É simples: a clientela fiel pode responder por até 65% do faturamento da sua empresa. Por isso, criar estratégias para beneficiá-la é tão inteligente e rentável.

Você pode, por exemplo, adotar um sistema de descontos progressivos, disponibilizar cupons de descontos em datas comemorativas (melhor ainda quando personalizadas, como na data de aniversário do cliente), criar um clube de vantagens com outros benefícios (ingressos para cinema, shows, dependendo do valor das compras).

Também é para os clientes mais leais que você deve antecipar lançamentos e ofertas. Criar conteúdos relevantes para esse grupo e distribuí-los por meio de newsletters exclusivas também é uma ação eficaz.

2. Aposte no branding

O branding nada mais é do que geração de valor em cima da sua marca, o sonho de qualquer empresa. É o trabalho estratégico de transmitir valores compatíveis com seu negócio, ter reconhecimento pelo atendimento e qualidade dos produtos e serviços comercializados, pela experiência de compra como um todo. Quanto mais rica uma marca, mais clientes fidelizados.

É necessário que seus clientes se sintam representados pela sua loja, percebam que você entende o que eles querem e precisam e trabalha com ética, tal qual eles esperam. Desenvolver o branding, é, aos poucos, se tornar referência máxima na mente dos consumidores — e isso se faz investindo na qualidade dos processos.

3. Invista em gestão de relacionamento com o cliente

Há ferramentas poderosas para fidelizar clientes, e os softwares de Customer Relationship Management (CRM) vão te ajudar. Com eles, é possível coletar dados mais precisos sobre seus clientes para desenvolver ações mais específicas, aumentando suas chances de sucesso.

Agir sem conhecer totalmente seu cliente é dar um tiro no escuro. Recorra a essa sistematização pois, com ela, você ainda consegue monitorar seus resultados e entender que tipo de prática funciona melhor para cada perfil de cliente. Em resumo, o CRM ajuda você a entender para atender.

4. Conquiste pela informalidade

Muitas empresas investem em programas ambiciosos de fidelização e desconsideram um aspecto essencial: a comunicação entre sua empresa e seu cliente deve ser fluida e agradável. A informalidade pode abrir muito mais portas do que você imagina.

A utilização de aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, pode facilitar muito a vida do seu cliente na busca por informações. Sem muita espera ou formalidade, ele pode receber fotos e dados sobre o produto que estava procurando.

Nas conversas presenciais, que tal capturar dicas do que agrada esse cliente (um bom vinho, cerveja artesanal, velas aromáticas para ambientes) e presentear em ocasiões específicas? Se já percebeu uma preferência pela cor amarela pelas compras anteriores, por exemplo, que tal um mimo nesse tom? Essa sensibilidade com certeza vai agradar!

E então, gostou das nossas dicas para fidelizar clientes? Quer ter acesso em primeira mão a conteúdos como esse? Assine nossa newsletter!

Para ficar por dentro de muitas outras dicas e novidades, curta a nossa página no Facebook e nos acompanhe pelo nosso perfil no Linkedin!

Se você gostou do nosso artigo e das curiosidades que apresentamos, e quer investir em tecido jacquard e peças únicas para a sua loja, entre em contato conosco e conheça as opções da LARTEX!

Deixe um comentário

Share This