Dicas para ter sucesso no e-commerce de decoração - Lartex

5 dicas incríveis para ter sucesso no e-commerce de decoração

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O mercado é muito promissor para quem possui um e-commerce de decoração. De acordo com o relatório Webshoppers, realizado pela Ebit, em 2016 o segmento representou 9,8% de todos os pedidos realizados no meio online e 7,7% do faturamento total das lojas, o que significa um valor total de mais de 3 milhões de reais.

Atuar com sucesso nesse meio, no entanto, não é uma tarefa simples. O mercado de decoração tem grandes nomes com os quais pode parecer difícil competir. Para isso, os e-commerces menores precisam adotar práticas que melhoram a experiência oferecida em suas lojas, gerando mais clientes e aumentando os lucros do negócio.

Pensando nisso, colocamos abaixo 5 dicas para aumentar o sucesso do seu e-commerce de decoração. Confira:

1. Pense na usabilidade do seu e-commerce

A primeira dica é investir na usabilidade da sua plataforma. Os usuários online não têm paciência para sites confusos, que travam e que são difíceis de usar. Portanto, se você está recebendo visitas que duram poucos segundos, saiba que pode estar lidando com um problema de usabilidade.

Como solução, tenha uma plataforma de e-commerce que seja simples de navegar. Pense em um layout que apresente bem seus produtos, reforce sua marca e crie uma experiência superior para seus visitantes.

Uma dica é criar categorias e títulos claros que facilitem o uso do site. Além disso, inclua funcionalidades que melhorem a experiência do cliente, como ferramenta de busca, carrinho de compra inteligente e layout responsivo para mobile.

2. Cuidado com a fotografia dos itens

A segunda dica para ter um e-commerce de decoração de sucesso é se atentar às fotografias apresentadas. Essa é a principal forma de convencer o cliente de que o seu produto tem a qualidade e a aparência que ele procura, portanto, deve ser feita com inteligência.

Use fotos profissionais de alta definição para que o cliente possa visualizar o produto com o máximo de detalhes possível. Além disso, o ideal é apresentar uma série de fotografias em diferentes contextos, como:

  • com um fundo branco para destacar o produto;
  • aproximada para mostrar a qualidade do material;
  • em um ambiente para mostrar formas de uso;
  • com pessoas para gerar identificação.

Além disso, muitas empresas estão adotando vídeos demonstrativos de produtos, que aumentam ainda mais a confiança na compra. Eles são feitos de forma profissional, apresentando o produto, suas características e benefícios.

3. A descrição também é importante

A descrição dos produtos também impacta no resultado das vendas. É necessário fazer um texto que mostre o valor do seu produto ao mesmo tempo em que solucione todas as possíveis dúvidas sobre ele.

Além das informações técnicas, coloque indicações e maneiras de uso, práticas de conservação e até indicação de outros itens que podem ser usados em conjunto — essa última dica ajuda inclusive a aumentar o ticket médio.

Você também pode ser criativo na descrição, usando uma linguagem próxima ao cliente. Isso desperta interesse pelo conteúdo, aumentando as chances de venda.

4. Inove no mix de produtos

O mix de produtos de um e-commerce de decoração deve ser variado e inovador, apresentando itens que sejam interessantes para o público-alvo da loja.

Uma dica é focar em um segmento específico e personalizar a loja, comunicação e itens para atrair esse público. Isso gera maior identificação dos clientes com a marca e, consequentemente, mais vendas. Também é interessante atrair profissionais de sucesso para lançamento de linhas exclusivas e usar tendências do mercado.

Para isso, é importante ter uma rede de fornecedores parceiros que garantam os produtos com rapidez e design variado, permitindo que sua estratégia mude, se necessário.

5.Tenha um ambiente de avaliação

Por fim, é importante dar mais garantias para o consumidor realizar sua compra. Um ambiente de avaliação de outros usuários permite que ele tire dúvidas com pessoas que já possuem o item e entenda se o produto é o que ele está procurando.

Essa prática reduz o número de trocas e devoluções do e-commerce, algo que impacta diretamente na lucratividade e no fluxo de caixa da empresa, uma vez que representa custos altos para ela.

Gostou dessas dicas para melhorar os resultados do seu e-commerce de decoração? Queremos saber sua opinião. Comente aqui o que você faz para vender mais na sua loja online!

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