Descubra Como Usar Cores na Decoração - Lartex

3 dicas para usar cores na decoração do jeito certo

O uso de cores na decoração é uma das etapas mais importantes na hora de dar vida a um ambiente. As diferentes escolhas devem seguir uma proposta, de modo que o resultado final saia exatamente conforme o planejado.

É importante entender alguns conceitos e dicas básicas antes de pensar em tonalidades para serem aplicadas. Este post vai mostrar um pouco mais disso, trazendo três dicas para você acertar no uso de cores na decoração. Confira!

1. Crie ambientes com vida e emoção

As cores são capazes de transmitir mais que uma mensagem visual. Elas também dão um clima especial ao ambiente, muito ligado às tonalidades que estão sendo usadas nas paredes, nos móveis e nos objetos de decoração.

Uma boa maneira de saber escolher as cores exatas para cada ambiente é pensando no que você pretende para ele. Se você quer uma sala de estar com um ar mais animado, basta escolher tons mais abertos, com maior vida. As cores quentes, por exemplo, são ótimas opções: laranja, vermelho e amarelo.

Não ter essa percepção pode ocasionar em alguns erros. O exemplo das cores escolhidas acima não cairia bem em um quarto, onde geralmente a busca é por mais tranquilidade para o descanso. Nesse caso, para manter essa energia mais baixa, os tons pastéis e acinzentados são muito pontuais.

2. Distribua as cores pelo espaço como quiser

O mais interessante das cores é poder brincar com elas, aplicando onde quiser dentro de um ambiente, dando destaque a um móvel ou a um objeto, por exemplo. Isso possibilita dar toques de personalidade bastante pontuais e muito bem pensados dentro de um cômodo.

Sua cozinha pode ser minimalista, mas ter uma mesa colorida, com tons fortes e sólidos, remetendo ao estilo dos móveis antigos de cozinha. O mesmo pode ser feito em um armário. Essa fuga do clima do ambiente traz um destaque muito preciso, sem exageros e sem fazer com que o cômodo fique mal decorado.

Colocar cores em pontos específicos de um ambiente transmite mensagens pontuais para cada um desses espaços. O mesmo pode ser feito em uma sala de estar, pintando apenas uma parede com uma cor diferente. Você pode usar, por exemplo, um verde, e nessa mesma parede usar plantas decorando, conseguindo uma ótima conceituação de um espaço único do local.

3. Planeje a paleta de cores desde o início do projeto

O projeto de arquitetura de um espaço vai muito além da estrutura do ambiente em si. Devem ser pensados todos os detalhes dentro de um conceito, para que ao final do processo tudo possa ser visto de maneira uniforme, ou seja, como parte de uma ideia grande que engloba tudo com muita harmonia.

Na hora de pensar na arquitetura de um ambiente é fundamental fazer isso com as cores bem definidas no projeto. Isso vai ajudar na construção da ideia de decoração para aquele espaço. A paleta de cores é um ponto muito importante e vai ajudar na decisão de compra de móveis, objetos decorativos e na disposição das coisas dentro daquele ambiente.

Planejar um projeto é uma atividade de muito cuidado, mas que ao seguir as melhores práticas, resulta em ambientes de muita harmonia e com conceitos bem definidos. O uso de cores na decoração é parte fundamental, devendo ser pensado sempre com base nessas três dicas.

Você pode ter acesso a outros conteúdos muito úteis, como este, seguindo nossas páginas nas redes sociais! Estamos no FacebookLinkedIn e Instagram.

Se você gostou do nosso artigo e das curiosidades que apresentamos, e quer investir em tecido jacquard e peças únicas para a sua loja, entre em contato conosco e conheça as opções da LARTEX!

Cadastre-se para receber as nossas novidades

Deixe um comentário

Share This