Decoração Vintage: Como Aplicar em Sua Casa? - Lartex

Saiba como deixar sua casa incrível usando elementos de decoração vintage

  • Home
  • Tendências
  • Saiba como deixar sua casa incrível usando elementos de decoração vintage

A moda é um verdadeiro ciclo. Ao olharmos para as tendências, vemos que elas sempre revisitam estilos do passado, trazendo-os repaginados para a atualidade. No mundo da arquitetura e decoração, isso também acontece, principalmente quando nos referimos à decoração vintage.

Quer saber mais sobre esse estilo e aprender a deixar a sua residência incrível, utilizando os elementos certos? Continue a leitura e descubra os segredos que separamos para você!

Saiba mais sobre o estilo de decoração vintage

O estilo vintage é caracterizado por utilizar peças originárias de épocas antigas, mais especificamente das décadas compreendidas entre 1920 e 1960. No caso da decoração, tanto os móveis quantos as peças, como porcelanas, cristais e outros, são originais, podendo ser encontrados em antiquários e lojas específicas.

Vale lembrar que vintage não é sinônimo de retrô. Isso porque esse último é composto de elementos novos, porém que fazem uma releitura de objetos e móveis do passado. Aliás, muito dos elementos da decoração retrô são uma inspiração direta do estilo vintage.

Alguns benefícios de apostar no vintage como estilo predominante na sua casa são:

  • dar um charme especial aos cômodos;
  • ter peças exclusivas compondo a arquitetura local;
  • conferir um ar de sofisticação e elegância ao ambiente.

Descubra como dar um toque vintage à decoração

Apesar de ser predominantemente composta por objetos originários de época, a decoração vintage não é difícil de ser recriada — basta, para isso, procurar pelo tom certo para fazer jus ao estilo. Confira as dicas a seguir!

Aposte nos itens de brechó

É possível encontrar, em brechós, muitos objetos vintage, desde castiçais, porcelanas, até móveis e eletrodomésticos. Por isso, garimpe, nesses locais, peças para poder inserir nos quartos, sala e cozinha e que recriem a atmosfera vintage.

Dê atenção ao piso e às paredes

Agora, se o seu objetivo é deixar o ambiente como um todo vintage, vale a pena dar atenção ao piso e às paredes. No caso do piso, prefira aqueles de madeira ou que imitam o material. Já nas paredes, aposte em papéis com motivo floral.

Invista em quadros, pôsteres e fotografias antigas

Quadros, pôsteres e fotografias antigas são uma maneira econômica e simples de compor o ambiente no melhor estilo vintage. Por exemplo, aqueles pôsteres antigos de propaganda podem ser emoldurados, bem como fotografias em preto e branco, formando um conjunto de quadros únicos. As molduras trabalhadas ornando espelhos também são uma boa opção para serem colocadas no ambiente.

Mescle móveis antigos com peças modernas

Para quem não quer perder a modernidade nos ambientes, é possível mesclar elementos novos com o vintage. Por exemplo, colocar uma poltrona antiga ou um móvel, como o rack, misturados a objetos decorativos com traços minimalistas, tapetes geométricos e almofadas listradas ou floridas.

Outra opção é reformar aquele sofá antigo e colocar em tecido, como o jacquard. Além de dar uma nova cara ao móvel, ele não perde a sua essência vintage devido à padronagem do tecido, que confere sofisticação e exclusividade. E não só o sofá, mas outros móveis podem ser reformados, unindo o vintage e o moderno na mesma peça.

A decoração vintage pode ser aplicada em vários cômodos da casa, desde o quarto até a cozinha. Como vimos, existem maneiras práticas de fazer isso e que dão um toque especial aos ambientes.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre decoração? Siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!

Cadastre-se para receber as nossas novidades

Deixe um comentário

Share This