Decoração Minimalista: Como Aplicar Esta Tendência - Lartex

Decoração minimalista e funcional: como aplicar esta tendência

  • Home
  • Tendências
  • Decoração minimalista e funcional: como aplicar esta tendência

“Menos é mais” e essa frase nunca fez tanto sentido como agora. Em meio a tantas novidades que surgem no mercado de móveis e ornamentação, a tendência da decoração minimalista tem crescido. Isso se deve à necessidade de maior praticidade no dia a dia — principalmente para quem mora sozinho — e ao crescimento nas vendas de apartamentos cada vez menores.

Nesse estilo decorativo, o investimento em móveis e objetos funcionais torna cada vez menor a necessidade de compras sem utilidade e esse movimento cria o que chamamos de consumo sustentável.

Por isso, neste post mostraremos algumas maneiras de como aplicar essa tendência. Confira!

Móveis multifunções

A principal ideia do minimalismo é trazer simplicidade, conforto usabilidade para dentro das residências. Com isso, é possível afirmar que uma de suas características mais fortes é a utilização de móveis multifuncionais.

Eles servem não apenas como decoração, mas também como utilidade doméstica. Um exemplo claro é o dos móveis planejados e aqueles que possuem linhas mais retas presentes nas cozinhas que trazem unidade para o ambiente, mas, ao mesmo tempo, serve para guardar diversos objetos.

Padronagens na decoração minimalista

Ao contrário do que muitos pensam, a decoração minimalista não é apenas constituída de cores neutras como cinza, preto, branco e cores pastéis. É possível inserir cores vibrantes e até mesmo padronagens nesse estilo.

No entanto, é preciso levar em consideração o minimalismo das pequenas padronagens ou a escolha de uma cor que seja a protagonista do espaço e que combine com outros elementos neutros. Ou seja, a tonalidade forte — independentemente de onde ela esteja — precisa ser o ponto focal e de destaque no ambiente.

Valorização das texturas

Outro aspecto interessante da decoração minimalista é o uso de texturas no ambiente. Há uma grande valorização da matéria-prima que pode ocupar todo o espaço ou até mesmo fazer parte de pequenos detalhes.

Aqui estamos falando de peças em mármore, cimento queimado, inox e concreto. Elas se tornam as personagens principais do ambiente e são ótimas opções também para passar a sensação de um ar mais clean, moderno e sofisticado ao cômodo.

Simplicidade na decoração

Os interiores minimalistas também são baseados na simplicidade. Isso faz com que os excessos — principalmente na colocação de objetos — seja banido. Como dissemos no começo do texto, o conceito de “menos é mais” domina esse estilo.

A valorização de objetos constituídos de linhas retas e traçados geométricos é uma de suas mais fortes características. Longe de tornar o ambiente monótono ou vazio, o minimalismo prega o uso do que é realmente essencial e o desapego para que não exista poluição visual no ambiente.

Limpeza e praticidade

São duas características que também se unem na criação de uma decoração minimalista. No caso da limpeza, é essencial que o ambiente fique o menos “poluído” possível tanto em relação ao excesso de objetos deixados espalhados quanto à sujeira que fica mais evidente em espaços com esse estilo decorativo.

Já no caso da praticidade, é importante levá-la em consideração na hora de comprar qualquer objeto que será inserido no ambiente. Se três itens diferentes podem ser substituídos por um único móvel, opte sempre por essa última opção.

Na decoração minimalista, manter o ambiente ao natural e se certificar de que ele não fique carregado é essencial. Existem diversas maneiras de trabalhá-lo em um ambiente, não só nas residências, mas também em empresas e outros locais.

Agora que você já sabe que o uso de cores pode ser inserido no estilo minimalista sem problemas, descubra quais as cores em alta na decoração de interiores!

Gostou das nossas dicas? Acompanhe-nos no Facebook, Linkedin e YouTube e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Se você gostou do nosso artigo e das curiosidades que apresentamos, e quer investir em tecido jacquard e peças únicas para a sua loja, entre em contato conosco e conheça as opções da LARTEX!

Cadastre-se para receber as nossas novidades

Deixe um comentário

Share This