Como utilizar o preto na decoração de sua casa? - Lartex

Como usar o preto na decoração e conseguir luxo e sofisticação?

  • Home
  • Tendências
  • Como usar o preto na decoração e conseguir luxo e sofisticação?

Elegantes, neutros e, ao mesmo tempo, sofisticados, os tons escuros podem ser uma boa alternativa para quem quer uma decoração moderna e elegante. Seja em um detalhe no quarto ou em uma parede na sala, usar preto na decoração tem se tornado uma tendência.

A 32ª edição da Casacor São Paulo 2018 apresentou diversos ambientes com detalhes ou predomínio da cor preta. Em um dos jardins, projetado por Daniel Nunes, o tom escuro domina o local. A cor ajuda a compor o cenário heterogêneo e minimalista, contrastando muito bem com o verde azulado das folhas das árvores.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para usar o preto na decoração de forma adequada e sem exageros, respeitando o seu estilo. Boa leitura!

Priorize o equilíbrio

Por se tratar de uma cor muito escura, não é recomendado que o preto seja usado em excesso, pois ele pode transmitir um clima sombrio na casa. Por isso, procure usá-lo com harmonia.

Escolha um ou dois ambientes para priorizar os tons de preto. Nos demais cômodos, opte por cores mais claras.

Se preferir pintar as paredes de preto, aposte em objetos e móveis brancos ou coloridos, de acordo com o seu estilo e gosto pessoal. Isso causa um contraste interessante, dando equilíbrio e fazendo com que os detalhes ganhem destaque no ambiente — que ficará ainda mais bonito.

Invista em uma boa iluminação

O preto tende a deixar o ambiente mais escuro, principalmente quando ele é usado nas paredes. Sendo assim, para que as áreas continuem agradáveis, é muito importante que os cômodos sejam bem iluminados.

Ao escolher os locais da casa que serão decorados com tons pretos, prefira aqueles que são mais iluminados pela luz natural — podendo ser, inclusive, o jardim ou a varanda.

Mas, se você preferir usar a cor apenas no ambiente interno, lembre-se de que os tons escuros absorvem calor e, por esse motivo, evite os espaços que recebem, diretamente, luz solar por um longo período do dia.

Além disso, seus ambientes podem precisar de uma boa iluminação artificial. Invista em lâmpadas e abajures em pontos distintos. Um belo jogo de luz e sombra realça e dá forma aos objetos.

Foque nos acessórios

Se você não gosta da ideia de pintar as paredes de preto ou fazer grandes mudanças nos ambientes, comece transformando alguns acessórios. Para isso, uma boa opção é comprar colchas para as camas, capas e almofadas para o sofá, molduras para os quadros, persianas para as janelas e outros enfeites pretos.

Caso queira investir em móveis novos, opte por peças com design simples e linhas retas, para não sobrecarregar o ambiente de informações. Dessa forma, você ganha segurança e, futuramente, pode arriscar e ousar transformações em proporções maiores.

Todos os ambientes da casa podem ganhar uma nova identidade com o preto na decoração. É possível, inclusive, combiná-lo com outras cores mais alegres e vibrantes para deixar o ambiente mais cheio de vida. O importante é que as escolhas transmitam equilíbrio e bem-estar.

Se você gostou das dicas sobre como usar o preto na decoração, não deixe de compartilhar nosso artigo com seus amigos nas suas redes sociais! Assim, você apresenta para eles uma nova possibilidade de decoração!

Acompanhe-nos no Facebook, Linkedin e YouTube e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Se você gostou do nosso artigo e das curiosidades que apresentamos, e quer investir em tecido jacquard e peças únicas para a sua loja, entre em contato conosco e conheça as opções da LARTEX!

Cadastre-se para receber as nossas novidades

Deixe um comentário

Share This