4 Dicas para usar o Azul na Decoração - Lartex Design

Como usar azul na decoração? Confira 4 dicas

Você já deve saber que utilizar as cores em sua casa é uma maneira de provocar diferentes efeitos, não é verdade? Além de melhorar a estética do espaço, elas são capazes de promover sensações variadas aos moradores e de tornar o local ainda mais atrativo. Utilizar a cor azul na decoração, por exemplo, pode criar ambientes calmos, vibrantes e inspiradores, dependendo da tonalidade escolhida e de como ela for aplicada.

Com base nisso, no post de hoje, apresentamos dicas incríveis para que você incremente a decoração dos cômodos da sua casa utilizando a cor azul. A combinação dos tons e dos itens, porém, é fundamental para promover a harmonia visual do lar. Confira!

1. Utilize o azul na parede da sala de estar

Deixar de lado todas as paredes em tons neutros e optar em colocar um tom de azul em uma delas é uma ideia incrível. Para isso, escolha o tom que você mais gosta (do suave ao intenso), a fim de transmitir leveza ao local, e combine com os demais itens do ambiente.

Se optar por um tom mais escuro, que transmite um pouco mais de autoridade, como o azul índigo, evidencie e ilumine o restante da decoração por meio de tons mais claros, como em sofás, quadros, cortinas e tapetes.

Agora, se você optar por um tom mais claro, que transmite serenidade, aconchego e frescor, como o azul serenity, é possível brincar mais com os outros itens e contrapor outras cores, sejam elas intensas ou suaves. O charme do momento é o azul serenity + rosa quartz.

2. Aproveite a cor nos detalhes

Se você quer dar uma nova cara ao recinto, mas não quer abrir mão da cor da sua parede ou dos seus móveis, a dica é aproveitar os tons de azul nos detalhes da decoração, sejam eles mais claros ou mais escuros.

Nesse caso, pode usar nuances diferentes da cor em objetos e itens decorativos, como capas de almofadas, tapetes, mantas e cortinas, além de poder brincar com diferentes estampas, como listras, florais, círculos e até mesmo figuras geométricas.

3. Use o azul na decoração junto com outras cores

Outra dica surpreendente é utilizar o azul na decoração junto com outras cores, já que existe uma grande versatilidade no tom. Algumas sugestões são:

  • azul e branco, uma combinação clássica, que torna o ambiente bem sereno;
  • azul e amarelo, capaz de tornar o cômodo mais jovial, fresco, convidativo e contemporâneo;
  • azul e vermelho, uma combinação que deixa o recinto visualmente mais impactante;
  • azul e rosa, que remete aconchego e deixa o ambiente mais vivo em tons intensos e mais sereno em tons pastéis;
  • azul e lilás, que deixa o cômodo mais inspirador;
  • azul e verde, capaz de tornar o recinto revitalizador, aconchegante e, ao mesmo tempo, sofisticado e contemporâneo;
  • azul e cinza, ideal para deixar o ambiente mais fresco e sóbrio.

Essas combinações são utilizadas, especialmente, em quartos e salas de estar. Entretanto, você pode ousar um pouco mais e aplicá-las em escritórios e áreas externas, por exemplo. O importante é buscar uma harmonia visual. Ou seja, se você optar pela parede em azul, utilize outra cor em alguns móveis ou em itens decorativos, evitando um espaço visualmente pesado.

4. Coloque a cor no banheiro

Como já mencionamos, o azul é uma cor que causa sensações de frescor e serenidade. Por esse motivo, a dica aqui é que você a utilize no banheiro. Uma sugestão é aproveitar os revestimentos em tons de azul, como o turquesa, e aplicar no espaço. É válido usar azulejos, pastilhas e até mesmo papel de parede próprio para ambientes úmidos.

Embora essa seja a melhor opção para levar tudo aquilo que a cor é capaz, existem outras possibilidades, como colocá-la em uma pia (ou um gabinete) ou em pequenos objetos, como o cesto de lixo e a moldura do espelho. Nesse caso, prefira sempre tons menos intensos.

Agora que você viu incríveis dicas de como usar azul na decoração, não perca tempo e aproveite essa linda cor na sua casa. Não se esqueça de que as cores são capazes de transmitir muitas sensações, ok?

Se você gostou deste artigo, veja também como usar amarelo na decoração. Até mais!

Para ficar por dentro de muitas outras dicas e novidades, curta a nossa página no Facebook e nos acompanhe pelo nosso perfil no Linkedin!

Se você gostou do nosso artigo e das curiosidades que apresentamos, e quer investir em tecido jacquard e peças únicas para a sua loja, entre em contato conosco e conheça as opções da LARTEX!

Cadastre-se para receber as nossas novidades

Summary
Como usar azul na decoração? Confira 4 dicas
Article Name
Como usar azul na decoração? Confira 4 dicas
Author
Publisher Name
Lartex
Deixe um comentário

Share This