Como Transformar Sua Decoração Usando Almofadas? - Lartex

Saiba transformar a decoração da sua casa usando almofadas!

Na hora de decorar a casa, muitas pessoas investem na cor das paredes, em móveis novos, e em objetos como quadros e vasos. Tudo isso é mesmo ótimo e relevante. No entanto, você sabia que a decoração com almofadas também pode fazer muita diferença na sua casa?

Se utilizadas corretamente, elas podem transformar o visual dos cômodos do seu lar, adicionar personalidade e ainda rejuvenescer todo o estilo da sua casa. Duvida? Então, continue a leitura e confira nossas dicas!

Quais são as vantagens da decoração com almofadas?

As almofadas são uma ótima opção para transformar o ambiente por várias razões. Em primeiro lugar, são baratas: você não precisa comprar um móvel novo ou pintar as paredes para mudar o visual.

Em segundo lugar, são peças curingas. Isso porque elas podem, ou complementar um estilo — servindo de extensão para a cor das paredes —, ou quebrar um padrão — conferindo uma vivacidade em cômodos mais neutros.

Ademais, as almofadas são elementos adaptáveis. Você pode trocá-las conforme a estação do ano, por exemplo. No verão e na primavera, basta optar por tecidos coloridos ou tons mais vivos. No inverno e no outono, invista em modelos mais escuros e com texturas.

Por fim, o argumento que convence as pessoas mais ousadas e também as mais clássicas, é que se você enjoar das almofadas, é só trocar! Não é como um sofá ou papel de parede que, para isso, precisaria de um investimento maior. Essa versatilidade permite que você possa experimentar novas decorações e estilos com pequenas modificações.

Como escolher as almofadas?

Hoje em dia existem inúmeros tecidos, formatos e estampas, tornando a escolha um pouco difícil. Mais do que se guiar por tendências, algumas orientações vão te ajudar a fazer a melhor escolha para renovar a decoração com almofadas.

Praticamente todos os cômodos podem receber almofadas, mas é claro que não faz muito sentido tê-las onde elas simplesmente não terão utilidade. Para áreas externas, por exemplo, é melhor que elas sejam de tecido impermeável para durar mais. Na cozinha e na sala de jantar, reserve-as para os bancos e poltronas, caso estes não tenham enchimento.

No entanto, na sala, no quarto, escritório ou outras áreas de lazer da sua casa, as almofadas são muito bem-vindas. A dica geral para escolher é pensar para que ela vai servir e se o tecido ou formato diferenciado não se tornará um empecilho para sua utilização (por exemplo, as de cetim têm um toque delicioso, mas são lisas para se sentar em cima).

Veja agora como escolher as almofadas para cada situação e cômodo da casa.

Cama

Aquela cama cheia de lindas almofadas, completando a decoração. Já imaginou? Na cama, elas são elementos decorativos, mas que ainda servem para você se sentar, apoiar para ler um livro ou relaxar.

Tecidos de algodão são os mais indicados para utilizar na cama, porém eles acabam necessitando uma maior manutenção. Então, você pode variar. Que tal formar dois pares, com duas almofadas de linho e duas de jacquard, por exemplo? Você ainda conquista um visual com personalidade.

Em relação ao tamanho, a dica é obedecer a uma certa proporcionalidade. A cama de casal pode receber duas almofadas grandes, do tamanho de travesseiros, e deixar uma aparência bonita. Na cama de solteiro isso não será possível, mas você pode optar por duas  pequenas. Entretanto, não se prenda: utilize outros formatos, como as quadradas e as cilíndricas. Assim, sua cama vai parecer muito confortável!

Para renovar o visual do seu quarto, você pode encontrar tons e padronagens que combinem com sua colcha. Se seu quarto segue a linha monocromática, que tal inserir uma cor nas almofadas? Agora, se você busca um visual mais clean, utilizar capas da mesma cor da colcha ou em tom sobre tom é clássico e ainda ajuda a ampliar visualmente o espaço.

Escolha padrões e formatos que tenham a ver com sua personalidade. Almofadas com frases ou motivos bem-humorados, ou com o formato de algo relacionado ao seu hobby são formas de dar o seu toque pessoal na decoração. As crianças podem ter almofadas que se tornam brinquedos, com o modelo de animais, monstrinhos simpáticos ou flores.

Sofá

Sofá e almofada têm tudo a ver e toda boa decoração de sala terá esses itens. No sofá, a dica é apostar em almofadas menores, já que modelos muito grandes podem atrapalhar na hora de sentar. Da mesma forma, o excesso pode ser um estorvo. Então, equilíbrio é fundamental.

Como o sofá costuma ficar em um espaço onde recebemos as visitas, é importante investir na decoração com as almofadas. Além disso, poder renovar esse espaço tão utilizado por nós e por todos que nos visitam é uma delícia.

Para o sofá, você pode apostar em tendências. Assim, seu lar vai sempre parecer atualizado e jovial. Os tecidos de pelúcia e pele falsa são excelentes para dar um glamour descolado na decor. Já o veludo e o metalizado são outras tendências que ficam muito chiques para a sala.

A dica para criar uma mistura bonita é não exagerar em um só modelo. Tecidos com bastante personalidade, como o veludo ou metalizado podem ser adicionados apenas em um par de almofadas, junto com um modelo mais neutro nas demais. Ter uma almofada “filha única” de um tecido ou formato bastante ousado também é uma saída.

Dependendo da sua decoração, misture cores, texturas e estampas para novos visuais. Os sofás cinzas, super tendência atualmente, são perfeitos para isso. Agora, se você faz o estilo mais minimalista ou quer testar esse estilo, uma boa forma de transformar o ambiente é adicioná-las em um tom só ou até na mesma cor do sofá. Atente-se também para os outros itens da sua sala, como a manta, os tapetes e as cortinas.

Paletes

Em muitas casas, o palete tem sido utilizado para se sentar, de uma maneira mais descontraída. O que tem chamado atenção é que, além de ser útil, ele é uma forma sustentável de reaproveitar itens da construção.

Os paletes ficam ótimos nas áreas externas ou varanda. Colocando um sobre o outro ficam numa boa altura para formar um banco. E é aí que entram as almofadas que devem ser grandes, macias e confortáveis. Você pode misturar algumas mais resistentes para sentar e outras mais macias para encostar. Assim, todos ficarão confortáveis.

Quanto às cores, que tal apostar em estampas de folhagens, tons de verde e flores? Um pouco de natureza vai equilibrar com o tom rústico do palete e trazer bastante personalidade.

Lembre-se, portanto de escolher bem o tecido. Ele deve ser impermeável se ficar na área externa ou, ainda, resistente, caso você tenha animais de estimação, por exemplo. Deixe os tecidos mais finos e irreverentes para o sofá e, aqui, abuse das cores e estampas.

Chão

As almofadas não precisam ser utilizadas apenas sobre sofás, poltronas e camas. Que tal criar um cantinho temático na sua casa com algumas no chão? Você pode ter um cantinho para leitura ou meditação ou ainda um espaço para as crianças brincarem.

Para utilizar as almofadas no chão, lembre-se de que você precisará delas para sentar em cima. Portanto: grandes e confortáveis. Existem inúmeros modelos e você pode utilizar também o futon (tipo de colchão tradicionalmente japonês, mas que agora está sendo reproduzido em tamanhos e formatos diferentes para a decoração)

Almofadas bonitas no chão criam um ambiente despojado e estiloso, então, você pode utilizar diversos formatos, tamanho e cores. Outra ideia é ter o cantinho com algum tema. O estilo navy, com elementos que remetem ao mar, poderia ser explorado em um canto de sua casa. O que vale é escolher aquele que tem a ver com você: vintage, clássico, pop art, romântico, industrial etc.

A dica geral para fazer uma decoração com almofadas é o equilíbrio e conforto. Você pode ousar, mas sempre tomando cuidado para não criar um ambiente cansativo visualmente ou onde elas se tornem um incômodo. De toda forma, elas são muito práticas de substituir, o que vai te ajudar a encontrar a melhor forma de dispor.

Viu só como é possível decorar com almofadas e dar um novo visual para sua casa? Se você gostou dessas dicas e da ideia de renovar sua decoração sem serem necessárias grandes mudanças, então continue a leitura no nosso blog e aprenda como renovar sua decoração sem comprar móveis novos.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe-nos no Facebook, Linkedin e YouTube e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Se você gostou do nosso artigo e das curiosidades que apresentamos, e quer investir em tecido jacquard e peças únicas para a sua loja, entre em contato conosco e conheça as opções da LARTEX!

Cadastre-se para receber as nossas novidades

Deixe um comentário

Share This