Como renovar sua decoração sem comprar móveis novos? - Lartex

10 dicas para renovar a decoração da sala sem comprar móveis novos

Você quer renovar a decoração da sua sala, mas não precisa comprar móveis novos ou não deseja fazer esse tipo de investimento agora? Saiba que, com alguns truques, é possível transformar o visual de qualquer ambiente trazendo para ele um novo frescor.

A sala de estar pode ser considerada o “cartão de visitas” de uma casa. Além disso, é esse o lugar onde os moradores e visitantes querem se sentir relaxados e à vontade. Portanto, é importante criar uma decoração agradável, aconchegante e que transmita a sua personalidade — e com pequenas mudanças é possível alcançar esse objetivo.

Quer saber como? Continue lendo este texto e conheça as dicas que separamos para você!

1. Troque os móveis de lugar

Trocar os móveis de lugar é algo simples, mas proporciona um resultado surpreendente. Ao modificar a disposição dos móveis em um cômodo, você vai constatar que há inúmeras formas diferentes — e melhores — de aproveitar os espaços. Use a sua criatividade, arregace as mangas e deixe a sua sala de cara nova com esse truque fácil e prático.

2. Resgate peças guardadas

Sabe aqueles objetos que estão guardados há muito tempo, como louças ou toalhas de mesa, que ficam esperando os momentos especiais para serem utilizados mas acabam nunca saindo do baú? Resgate esses objetos e redescubra peças incríveis que podem ser utilizadas na sua decoração.

Isso também pode ser feito com aqueles itens que guardam memórias afetivas, como presentes de pessoas queridas ou peças que remetem ao passado — aquela máquina de costura e o ferro de passar que eram da sua avó, por exemplo. Eles trarão mais personalidade e charme à sua sala, se forem proporcionais ao espaço e harmonizarem com o restante do ambiente.

3. Reaproveite objetos e faça pequenos reparos

Muitos objetos velhos, gastos ou danificados podem ser reaproveitados e receber usos diferentes. Restos de tecidos ou de papel de parede, por exemplo, podem ser utilizados para forrar móveis desgastados, com manchas ou riscas; e um bule ou louças velhas podem se transformar em vasos de plantas inusitados.

Alguns pequenos consertos também podem dar vida nova à sua sala, como trocar aquela lâmpada que está queimada há semanas, fixar batedores de porta ou reparar o papel de parede que está descolando nas bordas.

4. Restaure móveis antigos

É comum que as pessoas mantenham guardados alguns móveis antigos, que ficam parados no porão durante muitos anos. Que tal examinar essas peças? Se a estrutura delas estiver em bom estado, restaurá-las é uma ótima opção.

Você pode transformá-las radicalmente mudando a cor, ou apenas renová-las com um polimento e aplicação de verniz. Uma cristaleira ou aparador antigos, por exemplo, podem se encaixar perfeitamente na nova decoração da sua sala.

5. Utilize plantas na decoração

As plantas têm o poder de dar vida nova e frescor a qualquer ambiente. Antúrio, jiboia, barba de serpente, espada de são jorge, samambaia, suculentas, cactos; existem inúmeras opções de plantas que não necessitam de muita luz natural e são perfeitas para a decoração da sua sala. Se você quer adicionar um toque de cor, opte por flores como begônias, violetas, lírios ou azaleias, por exemplo.

6. Recorra aos acessórios

A utilização de acessórios é um truque de decoração prático e eficiente. O pisca-pisca, por exemplo — que pode, sim, ser utilizado fora do Natal — existe em vários tamanhos e opções de luzes diferentes, tanto coloridas quanto brancas, e é uma ótima alternativa de acessório que custa pouco e é superversátil. Use a sua criatividade!

Outra opção incrível é a colocação de quadros nas paredes. Além de deixar o ambiente mais bonito e estiloso, com esse tipo de acessório você pode transmitir facilmente seus gostos pessoais e sua personalidade. Para isso, escolha pôsteres, fotografias, ilustrações ou qualquer outra imagem que você goste ou que seja significativa; imprima e coloque em molduras ou porta-retratos.

7. Mude as cores das paredes

Mudar as cores das paredes transforma imediatamente a aparência de qualquer ambiente. Para isso, não tenha medo de utilizar cores vivas e texturas diferentes. Apenas tenha em mente que o resultado precisa ser harmônico e sem excessos, mantendo o equilíbrio entre os tons das paredes e as cores dos móveis e acessórios.

Você pode, inclusive, optar por estampas ou padrões como listras, bolinhas, florais ou desenhos geométricos, utilizando papéis de parede ou tecidos. Essa é uma forma fácil e prática de renovar a decoração deixando a sua sala muito mais bonita e estilosa.

8. Utilize tapetes e cortinas

As cortinas são um item de decoração praticamente indispensável. Além de deixar o ambiente mais bonito, elas regulam a iluminação natural e promovem mais privacidade. Existem inúmeras opções de tamanhos, cores, estampas e tipos de tecido. Para fazer a melhor escolha, considere o seu estilo, gosto pessoal e a harmonização com o restante do ambiente.

A utilização de tapetes também é uma forma original de renovar a sua decoração. Você pode optar por forrar o chão com um carpete ou utilizar tapetes de diferentes tamanhos, texturas e cores, em locais específicos da sala. Com novos tapetes e cortinas, você terá um ambiente renovado e muito aconchegante.

9. Dê uma repaginada nas capas das almofadas

Modificar as capas das almofadas parece algo simples, mas pode transformar completamente o visual da sua sala e até mesmo renovar a aparência do sofá. As opções são muito variadas, com diferentes cores, estampas e padrões. Aqui também é preciso considerar as cores que foram utilizadas no restante do ambiente e, é claro, seus gostos pessoais.

10. Utilize o tecido jacquard para revestir móveis e acessórios

O jacquard é um tipo de tecido mais resistente, que oferece alta durabilidade e apresenta muitas possibilidades de cores, desenhos e texturas. Além da qualidade superior, a sofisticação e o requinte também são seus diferenciais. Por tudo isso, o jacquard é ideal para revestir acessórios e móveis, como bancos e poltronas, e transformar a decoração da sua sala.

Além disso, esse tecido pode ser utilizado em vários elementos da sua nova decoração: nas capas das almofadas, cortinas, tapetes, mantas para poltronas e sofás ou como revestimento de paredes, por exemplo.

É possível renovar a decoração da sua sala — e de qualquer outro ambiente — sem precisar recorrer à compra de móveis novos. Para isso, basta lançar mão de alguns truques, se inspirar e usar a criatividade. E o melhor de tudo é que, dessa forma, você terá um resultado original, exclusivo e aconchegante para relaxar ou receber suas visitas.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe-nos no Facebook, Linkedin e YouTube e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Se você gostou do nosso artigo e das curiosidades que apresentamos, e quer investir em tecido jacquard e peças únicas para a sua loja, entre em contato conosco e conheça as opções da LARTEX!

Cadastre-se para receber as nossas novidades

Deixe um comentário

Share This