Como Renovar a Decoração com Baixo Custo? - Lartex

Como renovar a decoração da sala sem precisar comprar novos móveis?

De tempos em tempos, é normal ter aquela vontade de dar uma nova cara aos ambientes da casa. Colocar em prática as muitas referências vistas em sites ou revistas especializadas para mudar a decoração da sala, por exemplo, é uma tarefa que pode esbarrar em preços impraticáveis de móveis e produtos.

Ainda bem que é possível encontrar soluções que podem dar outra cara ao ambiente sem ter de gastar muito. O primeiro passo para isso dar certo é descobrir o que está desagradando e analisar friamente o ambiente: o que vale ou não a pena reutilizar?

Se o que incomoda é o acúmulo de muitas peças que não se conversam, aposte no minimalismo e diminua a quantidade de móveis e objetos de decoração. Caso o problema seja com móveis específicos, considere trocá-los ou reformar.

A seguir, trazemos algumas soluções interessantes para mudar a decoração da sala com baixo custo.

Reforme o sofá

Se existe algum móvel capaz de mudar todo o ambiente é o sofá. Por ser um dos destaques do cômodo, qualquer mudança é bem perceptível. Portanto, encontre um profissional qualificado, defina o tecido e invista em uma boa forração.

É possível mudar até mesmo seu formato e design durante a reforma. O tecido jacquard é um dos preferidos e traz certo ar de sofisticação.

Agora, se você já enjoou do sofá e o móvel ainda está em bom estado, aposte em uma manta ou capa feita sob medida, escolha ideal para quem gosta de mudar a decoração frequentemente.

Reorganize o ambiente

Pode parecer pouco à primeira vista, mas reorganizar o espaço faz com que a decoração da sala vire outra. Troque a disposição dos móveis para que ocupem melhor o cômodo, deixando sempre um espaço para transitar entre eles.

Objetos que você já possui em casa, como livros, podem virar item de decoração. Reorganize por tamanhos ou cores e complete o canto com uma luminária ou abajur.

Mude a cor das paredes

Pintar as paredes da sala com uma nova cor também é uma forma eficiente de redecorar o ambiente. A tarefa pode ser realizada com a ajuda de profissionais ou sozinho, mas é importante forrar bem o restante do cômodo para não acabar com móveis manchados de tinta.

Para inovar e dar ares contemporâneos à sala, o efeito concreto ganha adeptos. A técnica, que mantém tons neutros (mais fáceis de combinar, portanto), lembra cimento queimado. Outra opção é a tinta lousa, com a qual você pode criar memórias, pedindo para os visitantes deixarem sua marca na casa.

Se optar por uma parede em tom mais vibrante, prefira deixar as outras em tons neutros para criar mais harmonia. Além das cores, você pode investir em diferentes texturas.

Use tecidos na parede

O tecido adesivado é mais fácil de aplicar e também não faz sujeira. Além disso, está disponível em muitos estilos, trazendo desenhos e texturas para todos os gostos.

Outra opção para quem gosta da ideia do tecido ou até mesmo do papel de parede, mas acha que enjoaria logo de um ambiente todo estilizado, é investir em adesivos localizados. Por serem menores e relativamente mais discretos, podem funcionar. Além disso, seu custo também é mais baixo.

Não sabe onde encaixá-los na decoração? Experimente colar próximo ao sofá, perto de uma prateleira ou mesmo em torno da porta.

Reutilize pallets

Sabe aqueles pallets que você encontra abandonados em supermercados e feiras? Pois essas estruturas de madeira podem se transformar em mesas de centro, rack para TV ou mesmo prateleiras.

Tudo o que você precisa fazer é lixar e envernizar o pallet antes de cortá-lo no tamanho desejado. Para montar, utilize prego e cola, fixando com a ajuda de parafusos e buchas.

Invista em almofadas

Almofadas são peças curinga para qualquer cômodo: vão bem na sala, no quarto e até na varanda. Se a decoração do cômodo for mais neutra, você pode escolher almofadas coloridas, que vão iluminar o ambiente. Também é possível brincar com texturas, misturando veludo ou paetês com outros tecidos mais lisos.

Outra vantagem das almofadas é que, ao enjoar, é muito mais simples comprar novas capas e ter o ambiente como novo outra vez.

Adote mais plantas

Sem dúvida, o ambiente pode ficar muito mais aconchegante com a presença de plantas. Os benefícios vão além: a sensação térmica fica mais amena e a própria acústica melhora com a presença desse tipo de adorno.

Defina onde ficará cada um dos vasos, preferencialmente colocando-os em um lugar que receba iluminação natural pelo menos por algumas horas do dia. Para facilitar a manutenção, escolha espécies que não demandam muito cuidado: suculentas e cactos são um ótimo exemplo, além de estarem em alta.

Se a ideia é dar um charme à mesa de centro, você pode criar vasinhos com garrafas de vidro e comprar flores artificiais.

Troque as cortinas

O pulo do gato quando se pretende mudar a decoração da sala sem gastar muito é escolher uma nova cortina para o ambiente, principalmente se você repaginou as paredes e investiu em novas cores. Aproveite o momento para encontrar uma cortina que combine com a nova palheta.

Encontre cores que se complementem. Funcionam bem juntas: bege com vinho ou bege com verde-escuro, rosa pastel com verde menta claro, cinza e vermelho coral ou o clássico preto e branco.

A sala é pequena? Então busque modelos de cortina que vão até o chão e contem com o trilho embutido — isso dará a impressão de alongar o espaço.

Aposte em um tapete

Dos maiores, que ocupam toda a sala, até os pequenos, que podem ficar próximos à porta, tapetes dão aquela sensação de lar e trazem um pouco de sua personalidade para dentro de casa. Normalmente, é o último item a ser escolhido na decoração, mas você pode também planejar a reforma a partir do novo tapete e reorganizar a disposição dos móveis.

Preste atenção ao efeito desejado: tons mais escuros tendem a diminuir o ambiente, por isso são mais indicados para salas amplas. Já tons neutros, como o nome mesmo entrega, funcionam em qualquer ambiente.

Existem muitos estilos distintos, e aí depende muito mais do gosto de cada pessoa, mas prefira aqueles com padrões geométricos e estampas quando o sofá for liso. Independentemente da decoração, tapetes felpudos costumam funcionar quase sempre.

Como você viu, o ingrediente principal na hora de mudar a decoração da sala é mesmo a criatividade. Com ela, encontram-se soluções para todos os bolsos e gostos. Gostou das soluções propostas aqui? Então acompanhe nosso Facebook e LinkedIn para receber dicas como estas em primeira mão ou entre em contato com a gente para saber quais são as opções que mais combinam com você.

Cadastre-se para receber as nossas novidades

Deixe um comentário

Share This